FAO e Parlamento Latino-americano assinam acordo de colaboração para a segurança alimentar

insegurancaalimentar

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Parlamento Latino-americano (Parlatino) vão colaborar para o fortalecimento de quadros legislativos e institucionais em prol da segurança alimentar na região.

O acordo, firmado na terça-feira (26) na sede da FAO, em Roma, Itália, contribuirá para a geração de consensos nos parlamentos nacionais e nas organizações interparlamentares sobre os problemas relativos à segurança alimentar, o direito à alimentação e à agricultura no marco dos processos de integração em desenvolvimento na região.

O acordo reforça a cooperação iniciada em 2009 com o lançamento da Frente Parlamentar contra a Fome. Graças aos esforços conjuntos da FAO e do Parlatino já foram aprovadas duas normas regionais: a Lei-Quadro do Direito à Alimentação, Segurança Alimentar e Soberania Alimentar, em 2012; e a Lei-Quadro da Alimentação Escolar, em 2013.

“Devemos avançar agora na solidificação para ter um impacto nos números de redução da fome na América Latina”, destacou o presidente do Parlatino, Elias Ariel Castillo Gonzalez, lembrando que é preciso que os governos impulsionem as instituições para a produção de alimentos e que haja uma reflexão sobre os usos dessa produção.

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.