Toxina presente em organismos geneticamente modificados é uma ameaça à saúde humana, conforme pesquisa.
[/media-credit]Toxina Bt é largamente utilizada em plantações geneticamente modificadas.
Há muito tempo os porta-vozes das indústrias alegam que a toxina Bt, originária de uma bactéria de solo, conhecida como Bacillus thuringiensis, é inofensiva aos seres humanos. Esta toxina, um agrotóxico que se torna sistêmico, é integrada a determinadas culturas geneticamente modificadas, para repelir pragas. O milho Bt, por exemplo, foi realmente concebido para que a planta produzisse a toxina diretamente dentro dos núcleos de todos os tecidos para ser posteriormente consumida por ambos, os animais e os seres humanos (www.naturalnews.com/026426_GMO_food_GMOs.html).
Em estudo recente, os pesquisadores Aziz Aris e Samuel Leblanc avaliaram 30 mulheres grávidas e 39 outras não grávidas que compareceram ao Centre Hospitalier Universitaire de Sherbrooke (Chus) em Quebec, Canadá, para uma esterilização tubária. Na tomada de amostras de sangue, os pesquisadores detectaram a toxina Bt Cry1Ab em chocantes 93% das mães e 80% das amostras de sangue fetal. Das mulheres não grávidas, 69% foram detectadas positivamente para a toxina presente no sangue.
Todas as mulheres envolvidas no estudo consumiam dieta típica do Canadá que, como nos Estados Unidos, está repleta de produtos geneticamente modificados e, consequentemente, de toxinas. Produtos originários de soja, milho, canola e batata, por exemplo, estão presentes em muitos dos alimentos consumidos tanto nos Estados Unidos como no Canadá, o que explica ser a toxina Bt altamente prevalente em amostras de sangue das mulheres.
E o fato de a toxina Bt ter sido detectada até mesmo em bebês ainda não nascidos mostra que esta substância química é facilmente transmitida de mãe para filho, e que persiste por muito mais tempo do que a indústria de biotecnologia informa. Claramente, a toxina é prejudicial tanto às pragas como aos seres humanos. Estudos anteriores já mostraram que tanto esta toxina como outros agrotóxicos acabam por contaminar e persistir no ambiente, tornando-os um importante problema de saúde pública.
Veja aqui a pesquisa da Universidade de Sherbrooke, Canadá.
* Com informações do India Today.
** Publicado originalmente no site Ecoagência.
(Ecoagência)[ ] Voltar
Aproveite e curta nossa página no facebook:
del.icio.us
Facebook
Twitter
LinkedIn
PDF
RSS





Qual ou quais problemas à saúde humana,essa substância pode provocar?
Qual ou quais problemas à saúde humana,essa substância pode provocar?Se eu soubesse não estaria perguntando,valeu?
Outra pergunta:Há uma substância no plástico que ao esquentá-la no microondas ela libera uma substância que ao contato com o alimento,provoca uma alteração na mesma,vocês podem me dizer qual é o nome?Desde já agradeço!
Eu também gostaria de ter mais informações sobre a tal toxina.
No caso da mamaneira é o bisfenol A, que está presente em plásticos e resinas utilizados em algumas embalagens de alimentos, inclusive em alimentos enlatados, na película existente entre a lata e o alimento, equipamentos médicos, brinquedos infantis, tubulações de abastecimento de água, papel carbono e até filtros de cigarro. O bisfenol é um monômero com atividade estrogênica, que atua no nosso organismo nos receptores do hormônio alterando sua função. Estudos relacionam essa substância com o obesidade, diabetes, síndrome do ovário policístico e câncer de mama.