Quer uma pele livre de acnes? Evitar laticínios e carboidratos pode ajudar

Foto: sxc.hu

 

Não coma chocolate, porque vai se encher de espinhas! Quem nunca ouviu essa recomendação? A relação do que comemos com o surgimento de acnes foi revelado pela ciência no final de 1800 – chocolate, açúcar e gordura foram identificados como os grandes culpados – mas em 1960 os especialistas voltaram a separar as duas temáticas, revela o Science Daily. Por sua vez, um novo estudo publicado em 2013 no jornal da Academy of Nutrition and Diet conclui que há cada vez mais evidências de uma ligação entre dieta e acne.

A publicação foi feita pela equipe de nutricionistas e dermatologistas da Universidade de Nova York e do New York Medical College, que analisou 50 anos de estudos sobre o tema. As conclusões revelaram que o consumo frequente de carboidratos com alto índice glicêmico (pão branco, massas, arroz) e laticínios influenciam no agravamento das espinhas (não no seu surgimento).

Diante desses resultados, os cientistas recomendam aos dermatologistas e aos nutricionistas que trabalhem em conjunto na investigação e tratamento das acnes. Eles lembram ainda que a melhor abordagem é tratar cada paciente individualmente, considerando cuidadosamente a possibilidade de uma mudança alimentar.

* Conheça aqui alguns alimentos que se consumidos em excesso podem agravar as espinhas.

** Publicado originalmente no site EcoD.