Quinhentos milhões de pessoas estão obesas e 1,4 bilhão têm excesso de peso, alerta ONU

Uma dieta variada é essencial para uma boa alimentação. Foto FAO

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou nesta terça-feira (4) o relatório “O Estado da Alimentação e da Agricultura 2013 – Sistemas Alimentares para uma Melhor Nutrição”, que nesta edição alerta para os problemas ligados à má nutrição: o excesso de peso, a obesidade, a desnutrição e a falta de micronutrientes.

Segundo o documento, 500 milhões de pessoas são obesas e aproximadamente 1,4 bilhão sofre com excesso de peso, ao mesmo tempo em que 868 milhões — ou 12,5% da população mundial — estão subnutridas e cerca de 2 bilhões têm uma ou mais deficiências de micronutrientes.

O custo da desnutrição para a economia global em termos de perda de produtividade e de cuidados de saúde são “inaceitavelmente elevados” e poderão representar cerca de 3,5 trilhões de dólares, ou 500 dólares por pessoa. Isso é quase a totalidade do PIB anual da Alemanha, a maior economia da Europa.

Para combater este quadro, a publicação sugere abordagens abrangentes e coordenadas, com investimentos em setores complementares: sistemas alimentares, saúde pública e educação.

Leia o documento clicando aqui.

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.