Brasileiro é tão bonzinho...

O brasileiro é muito mais crédulo do que o norte-americano e o europeu em relação às profissões.

Chamou minha atenção o resultado da pesquisa feita pelo instituto GfK, divulgado em junho pela Folha de S.Paulo. Isto porque talvez aí esteja uma explicação concreta para o conformismo e a índole cordata atribuídos ao nosso povo, do qual frequentemente se critica a insuficiente cobrança de melhores serviços públicos, maior transparência e eficácia dos gastos governamentais, fornecimento de produtos e serviços de melhor qualidade pelas empresas e comportamento ético por parte de políticos, companhias e organizações de todo tipo.

Contrastando com o ceticismo daqueles outros povos, os brasileiros confiam mais que eles em quase todos os profissionais, com exceção dos policiais (única categoria em que nós acreditamos menos). Até nos políticos, unanimemente os últimos colocados na tabela, nós cremos mais que eles (19% contra 17%).

Nessa pesquisa que entrevistou mil pessoas no Brasil e 17.295 em países da Europa e nos Estados Unidos, os bombeiros, os mais críveis de todos (97% a 94%), são seguidos pelos carteiros, professores do ensino fundamental e médio, médicos e pelos militares. Em todas essas categorias nós acreditamos mais que os europeus e norte-americanos, mas estamos próximos, sempre acima de 80%.

As maiores discrepâncias aparecem quando se fala nos publicitários e nos profissionais de marketing. Enquanto, nos primeiros, nós acreditamos 43% mais que os outros povos, os marqueteiros gozam, no Brasil, de 38 pontos a mais de credibilidade que na Europa e Estados Unidos.

Os jornalistas vêm a seguir na tabela da credulidade nacional. Nossa confiança neles é 35 pontos percentuais superior à que eles possuem entre os outros povos pesquisados (79% a 44%).

Em seguida, nessa relação de discrepâncias, aparecem os diretores de grandes empresas. Essa menor confiança de europeus e norte-americanos nos executivos se deve, sem dúvida, à crise financeira que atingiu o mundo em 2008 e que até hoje nos assombra, flagrantemente causada pelos desmandos e abusos que partiram de Wall Street e contaminaram todas as economias do mundo – mas da qual nós sofremos apenas a tal “marolinha”, graças a melhor controle do sistema financeiro e à pujança da economia brasileira.

Depois dos executivos, na lista de nossa maior credulidade, surgem os pesquisadores de mercado: no Brasil 81% acreditamos neles, enquanto Europa e Estados Unidos lhes atribuem apenas 54% de confiabilidade. E as ONGs ambientais vêm depois, com 82% dos brasileiros confiando nelas, enquanto só 65% de europeus e norte-americanos lhes dão crédito.

Os policiais é que andam mal no Brasil, em comparação com o mundo desenvolvido. Única categoria em que nós acreditamos menos, 76% dos europeus e norte-americanos confiam na polícia, enquanto sua credibilidade junto aos brasileiros só alcança 59%.

Uma conclusão que se pode tirar de tudo isso, claro, é que somos todos uns trouxas facilmente engazopáveis. Mas me parece que o lado positivo desta nossa tendência a confiar no outro e da nossa ausência de irredentismo é que possuímos um poderoso potencial para unir a sociedade civil em movimentos construtivos para melhorar a qualidade da vida da população.

Temos moral, por sermos crédulos e por termos fé nos concidadãos, para nos unirmos eficazmente em iniciativas em prol da ética, da conservação ambiental, da solidariedade, da responsabilidade empresarial, governamental e política, da sustentabilidade. Polianismo? Utopismo? Idealismo? Pode ser, mas isso é mau?

* Nemércio Nogueira é consultor de empresas e diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog.