Força, meninos do Brasil

Brasil

O Brasil parou para ver a seleção Canarinho vencer a de Camarões por 4 x 1. O time jogou melhor e conseguiu se classificar em primeiro lugar no Grupo A da Copa da FIFA 2014.

Daqui para frente cada disputa será decisiva e só a vitória permitirá seguir adiante. Até agora a ampla maioria de brasileiros e os responsáveis pela organização do evento nas 12 cidades-sede estão conseguindo dar conta do recado, e os torcedores de dezenas de países estão lotando os estádios e adorando a receptividade da nossa gente.

Durante o enfrentamento desta segunda-feira, enquanto o escrete do Felipão suava a camisa no belo estádio Mané Garrincha, em Brasília, a marginal do Rio Pinheiros, de São Paulo, permaneceu vazia, em um horário típico de congestionamento em dias normais.

Sem se deixar alienar, é inegável a magia desse esporte que mobiliza fanáticos e apreciadores no mundo inteiro e, como vimos nessa primeira fase, há favoritos e zebras. Será campeão o time que, para além dos talentos individuais, esbanjar espírito de equipe, garra, respeitar a camisa, fazer gols e se cuidar para não ser surpreendido pelos adversários.

Nessa altura da competição o melhor a fazer é desejar força para os meninos do Brasil. E que o time jogue para vencer! Por aqui, fico. Até a próxima.

* Leno F. Silva escreve semanalmente para Envolverde. É sócio-diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. É diretor do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, membro-fundador da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, e da Kultafro – rede de empreendedores, artistas e produtores de cultura negra. Foi diretor executivo de sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.