Venezuela: Mulheres aprendem a reciclar

Chile: Rejeitados anúncios sobre Pascua Lama

Honduras: Aeroporto em zona maia

Cuba: Energia eólica

 

VENEZUELA

Mulheres aprendem a reciclar

Caracas, 20 de agosto de 2012 (Terramérica).- Cerca de 200 mulheres do leste de Caracas se beneficiam de um programa que permite que se formem em reciclagem de materiais, elaboração e venda de roupas, bolsas, estojos, bijuterias e artesanato variado.

Os produtos são elaborados com material reciclado de latas, papéis e papelão. O programa Meu Negócio Sustentável compreende uma dupla aprendizagem, ambiental e financeira.

As participantes, na maioria chefes de família, adquirem “múltiplos conhecimentos, como noções ambientais e de reciclagem, exploração da criatividade e destreza artesanal, educação financeira, manejo de pequenos capitais e comercialização”, explicou ao Terramérica Diego Hernández, diretor-executivo adjunto da Provita, a organização ambientalista promotora.

A iniciativa tem apoio da prefeitura de Sucre, município que cobre parte do leste de Caracas, e do grupo Citibank, que participa dos painéis de educação financeira e mantém créditos rotativos para pelo menos 30 das empreendedoras. (Envolverde/Terramérica)

 

CHILE

Rejeitados anúncios sobre Pascua Lama

Santiago, 20 de agosto de 2012 (Terramérica).- Ecologistas chilenos rejeitaram o anúncio da empresa canadense Barrick Gold de adiar por um ano a execução do projeto binacional de mineração Pascua Lama e aumentar o investimento inicial em US$ 3 bilhões.

A mineradora anunciou, no final de julho, que o custo da construção da mina será de US$ 8 bilhões, sob o argumento de uma alta na inflação.

O diretor do Observatório Latino-Americano de Conflitos Ambientais, Lucio Cuenca, afirmou ao Terramérica que a companhia tenta “ocultar a instabilidade” do projeto de exploração de ouro, prata e cobre.

Esta situação obedeceria, em parte, à entrada em vigor na vizinha Argentina da lei que protege as geleiras e a decisão de seu governo de acabar com o tratado de dupla tributação.

“Um projeto imposto à força e que é mal gerido necessariamente acabará mal, e isto é uma amostra”, observou Cuenca. (Envolverde/Terramérica)

 

HONDURAS

Aeroporto em zona maia

Tegucigalpa, 20 de agosto de 2012 (Terramérica).- O governo de Honduras construirá um aeroporto perto do Parque Arqueológico de Copán, garantindo que não haverá impacto ambiental sobre o Rio Amarillo, que corta a área.

A ministra do Turismo, Nelly Jerez, afirmou ao Terramérica que após a elaboração de um plano de impacto e uma opinião favorável da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a construção do aeroporto “será uma realidade no curto prazo”.

Em 2004, a Unesco se pronunciou contra essa construção, mas, segundo Jerez, “sua última resolução não é desfavorável, só pede que sejam cumpridos requisitos e dadas garantias de que não haverá impacto ecológico nem arqueológico”, acrescentou.

O governo busca incentivar o turismo em Copán, uma das principais áreas da cultura maia neste país centro-americano. (Envolverde/Terramérica)

 

CUBA

Energia eólica

Havana, 20 de agosto de 2102 (Terramérica).- Cuba pretende desenvolver a energia eólica e projetá-la até o Caribe, disse ao Terramérica o especialista Conrado Moreno, organizador de uma conferência mundial sobre essa fonte que pela primeira vez acontecerá na América Latina.

Moreno disse que Cuba tem instalados 11,7 megawatts (MW) em quatro parques eólicos. O governo planeja mais oito até 2020, com potência total de 80 MW.

A XII Conferência Mundial de Energia Eólica e a Exposição de Energias Renováveis acontecerá em Havana entre 3 e 5 de junho de 2013, e será uma ótima oportunidade para que a região caribenha “mostre seus progressos e suas projeções”, sobretudo considerando sua alta dependência do petróleo importado, ressaltou Moreno. (Envolverde/Terramérica)

 

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.