Arquivo

Abbas deve se retirar de falsas negociações, pede jornal dos Emirados

Mahmoud Abbas. http://pt.wikipedia.org/Foto:
Mahmoud Abbas. http://pt.wikipedia.org/Foto:

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 17/11/2014 – As provocações de Israel nos territórios ocupados pretendem incitar os palestinos para que respondam com violência e, dessa forma, deter, ou pelo menos reduzir, a onda de apoio ao reconhecimento do Estado palestino que se vive na Europa, segundo o jornal The Gulf News, dos Emirados Árabes Unidos.

“O presidente palestino, Mahmoud Abbas, não encontrou uma forma de resistência efetiva à provocação israelense. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, incendiou a situação ao permitir que radicais israelenses cerquem os territórios ocupados enquanto cometem agressões no sentido de reavivar as tensões”, segundo o editorial do jornal do dia 14.

“É hora de Abbas mudar totalmente sua política de criticar os israelenses que cometem agressões diariamente. É hora de reconhecer que Netanyahu aproveita todo o drama e o barulho para distrair a atenção de seu verdadeiro objetivo: ampliar e construir novas colônias na Cisjordânia, para que a ocupação seja permanente”, acrescentou o The Gulf News.

Segundo o jornal, “Abbas deve renunciar ao seu compromisso de negociar com o governo israelense que ri na cara dos palestinos e os trata como se fossem uma ferramenta para distrair a comunidade internacional do aprofundamento da ocupação”, e ressaltou que os palestinos deveriam se declarar um Estado, buscar o reconhecimento das Nações Unidas e de todos os órgãos internacionais, trabalhar com o movimento de boicote e impor sanções econômicas mais efetivas contra Israel por meio da comunidade internacional, que cada vez denuncia mais e está mais disposta a se envolver”.

“Entretanto, por que o mundo árabe mantém silêncio sobre a questão palestina? Apesar da última agitação, o mundo árabe não deve se esquecer da Palestina, que é o coração e a alma da região”, destacou o The Gulf News. Envolverde/IPS