Arquivo

Mulheres debatem sobre como chegar a cargos de responsabilidade

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 27/10/2014 – As cotas para a participação feminina devem estar acompanhadas de políticas corporativas e educacionais para impulsionar a liderança das mulheres no setor da energia nos Emirados Árabes Unidos, afirmaram autoridades do setor em painel de discussão sobre o tema.

Os desafios para as mulheres com esperanças de crescimento profissional na indústria do gás e do petróleo foram objeto de um apaixonado debate sobre “Mulheres na indústria”, realizado em Abu Dhabi.

“Existe a constante tensão entre querer uma carreira, alcançar nossas ambições e obter um equilíbrio entre a vida e o trabalho de mães e esposas. Quando as mulheres vivem a maternidade suas carreiras esfumaçam devido às responsabilidades de ser esposa e mãe”, afirmou Intisaar al Kindy, diretora de exploração na Petroleum Development Oman.

“Não sejam homens em um mundo de homens”, recomendou Nawal al Hosany, diretora de sustentabilidade em Masdar e diretora da Zayed Future Energy Prize. “Sejam vocês mesmas. Usem suas capacidades únicas de mulheres, seja sua capacidade de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo ou sua inteligência emocional, para chegar ao topo. Isso é algo que demorei muito a aprender e que gostaria de compartilhar com outras mulheres ambiciosas”, acrescentou.

Segundo dados da empresa de pesquisa norte-americana GMI Ratings, as mulheres ocupam 11% dos cargos corporativos no mundo. Mas nos países do Conselho de Cooperação do Golfo ocupam apenas 1,5% dos postos, segundo dados de 2008 do Instituto de Governança Corporativa, com sede em Dubai. Envolverde/IPS