Arquivo

Sem confiança não há cessar-fogo

Restos de estruturas afetadas pelos ataques israelenses na Faixa de Gaza durante este mês. Foto: UN Photo/Shareef Sarha
Restos de estruturas afetadas pelos ataques israelenses na Faixa de Gaza durante este mês. Foto: UN Photo/Shareef Sarha

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 29/8/2014 – “É impossível ter fé no regime do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que matou de forma deliberada e também quebrou promessas”, diz um editorial do jornal dos Emirados Árabes Unidos em inglês The Gulf News,intitulado “Falta de confiança significa que o cessar-fogo de Gaza não poderá durar”.

“É impossível acreditar que o governo de Netanyahu tenha mudado, pois é o mesmo que matou 2.100 habitantes de Gaza sem nenhuma mostra de preocupação. E é o mesmo que anunciou unilateralmente que manterá o controle da segurança na Cisjordânia, ignorando a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e dando aos dirigentes do Fatah mais razões para lamentar o acordo de paz com Tel Aviv, que não tem intenções de honrar”, afirma o jornal.

“Naturalmente, é uma boa notícia que egípcios e israelenses aliviem o bloqueio contra Gaza, mas deveriam levantá-lo, não aliviá-lo. Olhando para o futuro, é urgente que Hamas e Fatah reiniciem sua reunificação, para que os palestinos possam ter um governo unido”, acrescenta o jornal.

“Quando isso ocorrer deverão buscar um novo mandato popular o mais rápido possível e reconstruir claramente a política palestina. Os palestinos precisam de um governo transparente e honesto, que denuncie os israelenses pela fraude que são e busque apoio internacional para uma paz justa e duradoura”, conclui o editorial. Envolverde/IPS