ODS2

Agroecologia é exemplo de alimentação saudável e segurança alimentar

Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços estimula consumo consciente e sustentável durante toda a programação

Cresce o interesse em alimentos mais saudáveis e, com isso, cresce o debate em torno do modelo em larga escala de produção agrícola. Uma alternativa é a agroecologia, a forma mais harmônica e sustentável de se produzir comida com segurança alimentar e nutricional. E esse modelo de alimentação mais natural vem sendo colocado em prática durante a 14ª edição do Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços, graças a participação de um coletivo de agricultores, todos residentes em Casimiro de Abreu, que trabalham a partir do conceito de agricultura familiar e colaboram com o evento preparando todas as refeições consumidas pelos artistas que participam do festival.

“Os nossos produtos são orgânicos, preparamos com enxadas e através de processos que respeitam a biodiversidade. Muitos alimentos ainda são  cultivados agrotóxico – o que abre caminho para o desenvolvimento de doenças graves, como o câncer. Nós mostramos que um projeto de agroecologia pode propiciar comida de verdade, saborosa e extremamente nutritiva, em harmonia com a preservação do meio ambiente no campo e na cidade”, disse Marineide Castro, agricultora e parceira do Centro TIÊ de Agroecologia.

O Brasil é o campeão no uso de agrotóxicos na agricultura, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). Hoje, a má alimentação é a principal responsável por enfermidades como doenças cardíacas, câncer e diabetes. A agroecologia é um poderoso instrumento para lutar contra esse vicio e para construir um novo padrão de produção, distribuição e consumo de produtos alimentares no país. 

Sobre o Anjos do Picadeiro:

O estado do Rio sedia o maior encontro de palhaços do mundo entre os dias 1 e 10 de dezembro. É o Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços, que acontece há 22 anos e, nesta edição tem o tema: “Nós se junta ou nós se extingue”. O objetivo é mobilizar a sociedade e reunir uma grande rede de fazedores, que em seus segmentos investem na alegria da rua, da festa coletiva, em outras economias e em outros modos de existir em sociedade.

Para se inscrever e conhecer a programação completa, horários e locais das atividades, acesse www.anjosdopicadeiro.com.br.

Serviço:

Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços

Overdoze – 09/12 –  Centro Cultural Fundição Progresso

Ruar Arcos da Lapa, 24 – Centro, Rio de Janeiro

A partir das 11h

Ingresso: R$30/R$15 (*meia)