ODS12

3 passos para ter um consumo consciente e juntar dinheiro para viajar

Por Renata G. Ferreira – 

Você está preocupadx com toda poluição gerada quando compramos alguma coisa?

Quer comprar de marcas conscientes, mas acha tudo muito caro?

Vem comigo que vou te ensinar em apenas 3 passos como consumir consciente e ainda conseguir juntar dinheiro para aquela viagem tão sonhada.

1 – Você realmente precisa?

O primeiro passo para um consumo consciente sempre é se questionar o quanto você precisa daquilo que está comprando.

E não estou falando apenas daquela compra por impulso que muitas pessoas fazem ao ver a promoção na loja, estou falando também de quando abrimos um armário cheio de coisas e ainda pensamos “nossa, não tenho nenhuma blusa para ir neste evento”.

Para você saber se realmente precisa de alguma coisa nova faça as seguintes perguntas:

  • Por que preciso dessa roupa? Ela me trará uma experiência tão diferente de uma peça que já tenho?
  • Posso usar aquela peça que fui no último evento usando um acessório diferente?
  • Aquela peça que já está meio velha, não dará um up se eu usar uma parte de baixo mais arrumada?
  • Eu realmente gosto das opções que tenho no meu armário?

Essa última pergunta leva ao segundo passo.

2 – Escolha aquilo que ama!

Com essa ânsia de comprar alguma coisa nova, muitas vezes compramos algo que não gostamos de verdade, só por que colocamos na cabeça que precisamos de uma roupa para tal evento.

Compre apenas roupas que você veste e fale “AMEI”, pois, essa sempre te fará feliz ao se vestir.

Eu aprendi isso no livro O Poder da Arrumação da Marie Kondo, e este foi um grande passo para eu entender e me identificar com meu armário, diminuindo muito a necessidade de comprar algo novo.

E ainda um plus, fazem 3 anos que comprei o livro, e seguindo os passos nunca mais tive um armário bagunçado. Uma meta que nem sonhava em realizar!

3 – Brechó é seu novo melhor amigo!

Certo, agora você já se questionou, já olhou seu armário com carinho, mas mesmo assim precisa de uma roupa nova. Vá ao brechó!

No Brasil existe uma crença sobre a energia que a roupa usada carrega, e ok eu entendo. Mas como diz a música “lavou, tá nova”, e tenho certeza que a sua boa energia trará muitas boas memórias para aquela peça. Eu já comprei, usei, e só tenho coisa boa para contar.

Comprando de um brechó além de economizar, ajuda muito a natureza, pois, você não estará tirando material virgem para produzir algo novo.


Essas dicas irão te ajudar a se conhecer melhor, consumir com responsabilidade e automaticamente economizar. Você não tem ideia de como meu cartão de crédito baixou com essas pequenas mudanças, além do tempo para me trocar, já que tenho poucas e boas opções no armário.

Lembre-se, claro, organização financeira é tudo, não adianta economizar na roupa e vivar x loucx dos restaurantes ou barzinhos que não sobrará nada para viagem.

Consuma consciente, guarde dinheiro e vá viver novas aventuras!

Boa viagem.

(#Envolverde)