Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 10/9/2015 – Em sua tentativa de promover o status dos Emirados Árabes Unidos e fortalecer suas relações financeiras e econômicas regionais e internacionais, o Ministério das Finanças anunciou a assinatura de um acordo para instalar em Abu Dhabi um escritório do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento, do Banco Mundial.
O anúncio foi feito no dia 8, durante entrevista coletiva após a assinatura do acordo entre Obaid Humaid Al Tayer, ministro de Estado para Assuntos Financeiros, e Hafez Ghanem, vice-presidente do Banco Mundial para Oriente Médio e Norte da África. Também participaram da cerimônia Yunis Haji Al Juri, subsecretário do Ministério das Finanças, Merza Hasan, diretor-executivo do Grupo do Banco Mundial, Nadir Mohammad, diretor do Banco Mundial para os países do Conselho de Cooperação do Golfo, Abdalá Lootah, secretário-geral do Conselho de Competitividade dos Emirados, e Abdalá Al Hai, diretor de Assuntos Legais da chancelaria.
O acordo estabelece que o escritório do Banco Internacional permanecerá por dez anos em Abu Dhabi e ocupará os escritórios do Departamento de Desenvolvimento Econômico na capital emiratense. “Esse passo contribui para o crescimento econômico dos Emirados e para seu desenvolvimento em escala global. Também ajudará a destacar o papel de pivô desse país nos fóruns internacionais”, destacou Al Tayer.
“Esperamos oferecer as melhores práticas internacionais nos próximos anos para contribuir como contínuo desenvolvimento econômico dos Emirados”, afirmou Ghanem. Al Juri explicou que o Banco Mundial oferece apoio técnico ao Ministério para a implantação de projetos. Isso inclui o gasto público em educação e infraestrutura. Envolverde/IPS