Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 18/9/2015 – Em resposta aos últimos acontecimentos ocorridos na Síria desde 2011, o governo dos Emirados Árabes Unidos tomou medidas em vários níveis para aliviar o sofrimento do povo sírio e para atender as pessoas deslocadas e os refugiados.
Desde o início da guerra os Emirados, receberam mais de 101.364 cidadãos sírios de vários grupos religiosos e de todos os setores sociais e lhes estendeu a permissão de residência. Atualmente, há 242.324 residentes sírios nos Emirados. O número de novos estudantes sírios matriculados em centros de ensino deste país desde o começo da crise chegou a 17.378, e também há 6.078 investidores novos no país.
Desde 2011, os Emirados destinaram US$ 1,1 bilhão para ajudar o povo sírio, entre assistência humanitária e ajuda para combater o Estado Islâmico e outros grupos extremistas. Também entregou US$ 6 milhões ao Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (Ocha) e à Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), a fim de colaborar com os esforços humanitários da ONU. Além disso, contribuiu com outras numerosas iniciativas de diversas entidades de diferentes países para ajudar o povo sírio. Envolverde/IPS