Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 29/9/2015 – Os Emirados Árabes Unidos se comprometeram a “não deixar ninguém para trás” e encaminhar o mundo por uma trilha sustentável e resiliente para conseguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, adotados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
A xequesa Lubna bint Jalid Al Qasimi, ministra de Desenvolvimento e Cooperação Internacional, reiterou o compromisso de seu país perante a Assembleia Geral no dia 26, na cúpula realizada entre os dias 25 e 27 deste mês na sede da ONU em Nova York, durante o 70º período de sessões, que terminará em 6 de outubro. Em seu discurso, a xequesa exortou os países do mundo e os membros da ONU a redobrarem esforços para o cumprimento das metas até 2030 e além.
Além disso, destacou êxitos obtidos pelos Emirados em matéria de desenvolvimento sustentável, especialmente relacionados com as metas de usar energia limpa e a diversificação da economia graças à inovação, pesquisa e desenvolvimento, além de investir em capital humano.
“A assistência dos Emirados ofereceu apoio em diferentes áreas estratégicas da agenda de desenvolvimento até 2030, como desenvolvimento de infraestrutura, ajuda para a atenção médica e energia renovável, além de ajuda humanitária em tempos de crise e em emergências”, acrescentou a xequesa.
Da cúpula participaram autoridades de alto nível, como a embaixadora Lana Zaki Nusseibeh, o representante permanente dos Emirados junto à ONU, Thany Alzeyoudi, também diretor de Energia e Mudança Climática do Ministério das Relações Exteriores, Najla Al Kaabi, subsecretária-adjunta de Cooperação Internacional, Razan Al Mubarak, secretária-geral da Agência de Meio Ambiente de Abu Dhabi, e Majid Al Suwaidi, assessor da missão dos Emirados na ONU e chefe da equipe negociadora de mudança climática. Envolverde/IPS