Viajar é bom demais, mas às vezes, sem nem perceber, algumas escolhas relacionadas ao destino ou à forma de organizar uma viagem podem prejudicar o meio ambiente, o entorno e até colocar os animais ou seu habitat em risco.
Existem alguns cuidados e decisões que você pode tomar para evitar que o seu lazer provoque impactos negativos.
Operadoras turísticas responsáveis podem proporcionar benefícios econômicos e sociais tangíveis para as pessoas que vivem nos destinos.
Isso pode ser feito através do emprego de guias locais, hospedagem em hotéis eco-friendly ou apoio a projetos de conservação ambiental, reflorestamento e proteção da vida selvagem.
Ao fazer as malas, a ideia é levar apenas o necessário. Em termos de pegada de carbono, o peso da bagagem faz muita diferença, pois exigirá mais combustível durante o transporte, especialmente para deslocamentos que exigem o transporte aéreo.
Nem sempre é possível, mas a viagem de trem é a melhor alternativa sustentável para alcançar um destino ou para se locomover nele.
No caso de um curto trajeto basta considerar o uso do transporte público, bicicleta ou até mesmo uma caminhada. Essas escolhas não apenas reduzem a pegada de carbono, mas também podem significar uma experiência autêntica do lugar.
No caso de aluguel de carro ou serviços de taxi, em muitos lugares também é possível encontrar cada vez mais oportunidades de escolher veículos elétricos, em vez dos movidos a gasolina.
Durante a estadia em hotéis, pousadas ou albergues, é possível adotar medidas responsáveis de economia de energia, como não tomar banhos demorados, usar a luz natural e lembrar-se de desligar a TV, as luzes e o condicionador de ar ao sair do quarto.
Leve uma garrafa e evite ter de comprar água em embalagens plásticas descartáveis.
Na hora de comprar presentes e lembranças é preferível procurar produtos locais para favorecer a economia das comunidades e a diversidade cultural.
Ao caminhar, é importante sempre manter-se nas trilhas marcadas e a uma distância segura de qualquer animal. Sair do caminho designado também pode significar pisar em plantas protegidas ou ameaçadas de extinção.
Nem todas as emissões de carbono podem ser evitadas durante uma viagem, mas é possível encontrar uma série de aventuras e atividades para as quais são calculadas as emissões de CO2, reduzindo-as sempre que possível. É uma forma de compensar as emissões de transporte, hospedagem e resíduos gerados