ODS17

Ambev apresenta as 100 melhores ONGs do Brasil junto ao Instituto DOAR

Cervejaria lança ainda o Prêmio Melhores Práticas VOA, que reconhece ONGs de seu programa de voluntariado

A Cervejaria Ambev em parceria com o Instituto DOAR apresenta o Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil 2019, que tem como objetivo identificar as organizações que realizam as melhores práticas organizacionais, de boa governança e transparência para a sociedade. O prêmio é de importante relevância, pois confere destaque das entidades dentro de um universo de 800mil ONGs no Brasil. A premiação acontece desde 2017 e conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para avaliar quase 50 critérios das ONGs participantes.

Além da premiação das 100 melhores, neste ano a Ambev lança o Prêmio Melhores Práticas VOA, dedicado para reconhecer as ONGs que melhor desenvolveram as práticas e lições do VOA, programa voluntário para capacitar instituições nos temas de gestão. “Fazer parte deste momento é uma honra para nós, pois conhecemos de perto e sabemos da importância do trabalho do Instituto DOAR junto das entidades. Além disso, ter a oportunidade de lançar o prêmio para as ONGs do VOA no evento, só reforça nossa preocupação e vontade de continuar ajudando outras pessoas para as mudanças que elas buscam”, afirma Carlos Pignatari, gerente de Impacto Social da Cervejaria Ambev.

Neste ano, o Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil registrou um crescimento de 12% no número de participantes, na comparação com o ano anterior. Em 2018 foram 675 inscrições e neste ano subimos para 757 inscrições de Organizações não Governamentais. “Nosso objetivo é engajar mais pessoas e fortalecer a cultura da doação, reforçando a confiabilidade de cada organização. Quando apontamos, por meio do prêmio, quais entidades têm se destacado na gestão de recursos, estamos certificando que é seguro doar e incentivando outras entidades a seguirem modelos transparentes de gestão”, comenta Marcelo Estraviz, presidente do Instituto DOAR.

Critérios

O Prêmio 100 Melhores avalia entidades inscritas e classifica aquelas que melhor atendem critérios de avaliação, como a estrutura administrativa, existência de conselhos de gestão, se há plano de captação de recursos e transparência na gestão de recursos.

“A participação das entidades depende da iniciativa de cada uma e é uma oportunidade de mostrar aos doadores e à sociedade o quanto cada organização está empenhada na eficiência e na transparência das atividades, já que, uma vez inscritas, elas serão analisadas em diversos quesitos”, explica Estraviz.

Etapas e entrega do prêmio

A escolha das ‘100 Melhores ONGs’ começou em abril. Pela primeira vez, ONGs de todo o Brasil participaram da seletiva. Após a primeira etapa, 400 organizações foram para a segunda fase, na qual pesquisadores analisaram documentos. Esta etapa garantiu a presença de 200 ONGs na fase final, em outubro, quando foram avaliadas pelos jurados. A seleção incluiu uma reunião da comissão organizadora, envolvendo pesquisadores da FGV, Sociedade civil e integrantes do Instituto Doar. A cerimônia de premiação das vencedoras, acontecerá no dia 18 de novembro, no Teatro J Safra, em São Paulo. O evento contará com a presença de 500 convidados.