ODS7

Ambev: meta de 100% de energia renovável

Novo desafio reduzirá a pegada de carbono operacional da empresa em cerca de 30%, o percentual é equivalente a retirada de 500 mil carros das ruas

A cervejaria Ambev anunciou o compromisso de garantir que 100% da eletricidade comprada pela companhia seja proveniente de fontes renováveis até 2025. O novo desafio faz parte de uma meta global, estipulada pela Anheuser-Busch InBev, grupo do qual a Ambev faz parte. Para atingir a meta, a cervejaria adicionará aos mercados onde atua cerca de um gigawatt de capacidade de energia renovável, o suficiente para abastecer uma cidade com a população como a de Porto Alegre. Em países em desenvolvimento como o nosso, Argentina, Colômbia e África do Sul, a medida é fundamental para transformar a indústria de energia e contribui para o alcance das metas climáticas nos termos dos acordos da Conferência de Clima de Paris de 2015 (COP21).

Em 2013, a AB InBev compartilhou com todos os países onde atua oito metas ambientais que devem ser cumpridas até o fim de 2017, quatro delas são relacionadas à redução de gases de efeito estufa e consumo de energia. Dois anos antes do prazo, a operação brasileira reduziu em 10% a emissão de gases de efeito estufa e 70% dos refrigeradores adquiridos anualmente já são modelos mais ecológicos.

“Trabalhamos para ter uma operação cada vez mais sustentável, reduzindo ao máximo o impacto no meio ambiente”, diz Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de suprimentos da Ambev. “A utilização de eletricidade renovável é parte do nosso sonho de construir um mundo melhor para comunidades onde vivemos, para nossas famílias e para o nosso negócio”, completa o executivo.

Como parte desta iniciativa, a AB InBev espera garantir até 85% de eletricidade por meio de contratos diretos de compra de energia. O restante virá principalmente de tecnologias locais, como painéis solares. Este compromisso tornará a companhia a maior usuária de eletricidade renovável pela compra direta no setor de bens de consumo globalmente, e reduzirá a pegada de carbono operacional da empresa em cerca de 30%. A medida terá o mesmo efeito positivo que remover as emissões de quase 500 mil carros da atmosfera. A meta de eletricidade renovável também colocará o grupo em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Para oficializar seu comprometimento com a causa, a ABI se uniu ao RE100, uma iniciativa global de empresas influentes que visam o uso de eletricidade 100% renovável. (#Envolverde)