Sociedade

Antropologia é tema de mostra gratuíta de cinema na USP

O Cinema da USP (Cinusp) Paulo Emílio realiza, de 7 a 30 de maio, a mostra Cinema e Antropologia, uma seleção de filmes que se utilizaram da antropologia, durante os últimos 120 anos da história do cinema, como forma de analisar as relações que os indivíduos estabelecem com as culturas e os meios aos quais estão inseridos.

Dentre os 20 filmes selecionados pela curadoria — feita pelo Cinusp em parceria com Richard Peña, professor da Columbia University — destaca-se Nanook, o Esquimó (Nanook of the North, 1992), de Robert J. Flaherty, primeiro documentário antropológico de longa-metragem que retrata a vida de Inuk Nanook, um esquimó do ártico canadense que luta diariamente pela sobrevivência de sua família, habitantes de um ambiente isolado e hostil à vida humana.

Foram incluídas, dentro da programação da mostra, as palestras da disciplina “Cinema e Antropologia”, do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, ministrada por Peña e a professora Patrícia Moran, da ECA.

A mostra Cinema e Antropologia acontece de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, no Cinusp, localizado na Rua do Anfiteatro, 181, Colmeias, favo 4, na Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é gratuita. (#Envolverde)