Ambiente

Aparelho SmartCara transforma lixo orgânico caseiro em adubo

Atualmente, o Brasil produz quase 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, sendo que mais de 50% desse montante é lixo orgânico, o que gera problemas para a saúde pública e para a qualidade de vida das famílias. Quando não descartado corretamente, acontece a liberação de chorume, gases de efeito estufa, e nas residências, o odor incomoda e pode atrair insetos e até transmitir doenças. Uma das soluções encontradas pela empresa coreana SmartCara foi a criação de uma tecnologia que acelera em 50 vezes o processo de compostagem, transformando os resíduos alimentares em adubo.
De uso doméstico, a proposta do aparelho que contou com dez anos de pesquisa, é que famílias tenham um recipiente para depositar os restos de comida que serão aquecidos, desidratados e triturados, resultando em um farelo sem odor e com um volume menor. Esse material pode ser usado como adubo para jardineiras e hortas cultivadas dentro de casa.
Para Yung K. Shin, diretor da SmartCara no Brasil, a adoção de práticas que diminuam o impacto do lixo orgânico deve começar nas atitudes das famílias, e a tecnologia pode ajudar. “Produzimos muito lixo, todos os dias, e isso afeta diretamente nossa saúde e nosso bem-estar. O mau cheiro, os insetos, o gasto com sacolas plásticas são algumas das situações que não precisam fazer parte de nossa rotina”, explica o diretor. “A compostagem já é realizada de forma natural, e com a tecnologia que desenvolvemos podemos acelerar esse processo e reduzir em até 90% o descarte dos resíduos.”
O potencial da tecnologia já leva a empresa a criar novas versões que comportem maior volume para uso em praças de alimentação de shoppings ou usar o adubo produzido para a produção de energia. Segundo o executivo, máquinas como a SmartCara levam conveniência às pessoas que desejam reciclar e tomar atitudes mais sustentáveis, sem que seja necessário dedicar muito tempo ou esforço. (#Envolverde)