Instituto Arcor Brasil - Projeto em escolas valoriza o brincar na região de Piracicaba

crianca

As treze escolas públicas da região de Piracicaba que desenvolvem projetos valorizando o brincar, e que foram contempladas na primeira edição do Programa Escola em Movimento, do Instituto Arcor Brasil, estarão participando de um ciclo de oficinas de formação no mês de outubro. As formações acontecerão nos municípios de Capivari e Piracicaba, no período de 18 às 22 horas, de modo a viabilizar a participação integral dos educadores envolvidos nos projetos.

Os encontros de formação terão o objetivo de sensibilizar, conscientizar e instrumentalizar as equipes das escolas participantes do Programa Escola em Movimento, para a importância do brincar e suas adequações nas diferentes idades, a diversidade de formas lúdicas e o seu potencial para o desenvolvimento integral. Participarão professores, funcionários, gestores das escolas e representantes das Associações de Pais e Mestres, das treze escolas. As oficinas serão coordenadas Adriana Friedmann, consultora do Programa Escola em Movimento, especialista em educação através do lúdico e por Eduardo Kopp, especializado em jogos cooperativos.

As escolas dos municípios de Capivari, Rafard, Mombuca e Monte Mor participarão de oficinas no Salão Mamma Mia, em Capivari: EMEF Professor Luis Grellet (Projeto “Recreio dirigido: assim é mais divertido”) e EMEF Prof. Sérgio Stanislau do Amaral (“É brincando que se aprende”), no dia 9 de outubro; EMEIEF Prof. José Benedito P. Antunes (“RecBrinque – Assim é mais divertido!”) no dia 10; EMEIEF Dra. Jurema Aparecida de Sousa Martins (“Brincando e se educando”) e EMEIEF Profa. Teresinha Aparecida Franchi (“O Brincar, resgatando valores”), no dia 23; EICAP Teresinha de Jesus Macluf (“Brincando e encantando”) e EM Prof. Fauze Calil Canfur (“Teatro & Educação”), no dia 30 de outubro.

Um segundo grupo de escolas, de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho, terá oficinas em Piracicaba, no Antonio´s Palace Hotel: EMEF Profa. Claudete Aparecida G. Nicolai (Projeto “Criança feliz!”) e CIEMS Nossa Sra. Aparecida (“Redescobrindo o mundo do brincar”), no dia 31 de outubro; EM Prof. Santo Granúzzio (“A arte de brincar e aprender”) e EE Avelina Palma Losso (“Pira, Picula e Trisca”), a 6 de novembro; e EE Pedro de Mello (“Viagem ao mundo cênico”) e EE Jardim Costa Rica (Projeto “Espírito Lúdico: Currículo Vivo”), a 7 de novembro.

O Programa Escola em Movimento consiste no apoio a projetos elaborados por escolas públicas, que viabilizem atividades voltadas para a criação e/ou fortalecimento de espaços, tempos e condições socioeducativas favoráveis para a promoção do brincar e dos hábitos de vida ativa nas crianças. O apoio aos projetos se estenderá até o final de 2014.

Os projetos participantes do Programa Escola em Movimento estão recebendo apoio financeiro e técnico do Instituto Arcor Brasil. Os recursos financeiros serão utilizados na aquisição de materiais pedagógicos, compra de materiais de construção e infraestrutura mínima para o desenvolvimento das ações, capacitação e formação de pais, educadores e cuidadores, elaboração de materiais de difusão ou deslocamento para espaços e lugares de recreação ou de experiências lúdicas.

Sobre o Instituto Arcor Brasil

O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto Arcor possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.