ODS15

Avaliação da Agência Ambiental revela que 80% dos mangues de Abu Dhabi são saudáveis

ABU DHABI, 18 de outubro de 2018 (WAM) – A Agência Ambiental – Abu Dhabi (EAD) concluiu recentemente um mapeamento detalhado e avaliação de saúde dos manguezais no Emirado de Abu Dhabi, revelando que mais de 80% dos manguezais existentes são saudáveis; enquanto 15% foram identificados como estando em saúde moderada e 5% foram identificados como estando em deterioração da saúde. A deterioração das condições de saúde pode ser atribuída a recentes atividades de desenvolvimento em torno da Ilha de Abu Dhabi.

Manguezais, pequenas árvores que crescem em águas salgadas ou salobras, são um componente importante do ecossistema do emirado, com mais de 150 km² de manguezais naturais e plantados. Eles protegem o litoral contra a erosão, fornecem um terreno fértil para várias espécies de peixes e sequestram o carbono atmosférico. Os manguezais são, no entanto, suscetíveis a danos causados ​​por dragagem em alto-mar, aumento nas concentrações atmosféricas de CO2, escalada da temperatura da superfície global, aumento do nível do mar e desenvolvimento humano nas áreas costeiras. Mudanças na salinidade, poluentes e sedimentação também têm efeitos prejudiciais sobre os ecossistemas de mangue. É por isso que a EAD monitora constantemente a saúde e a extensão dos manguezais.

Como parte de sua avaliação, a EAD foi capaz de identificar com precisão áreas de manguezais que estão sendo expostas a maior estresse devido à intervenção humana. Esta informação será usada para determinar e potencialmente mitigar os fatores externos que são prejudiciais à saúde do ecossistema de mangue. As informações da avaliação ajudarão nos esforços de remediação da EAD, selecionando áreas favoráveis ​​para o plantio de novos manguezais para compensar as áreas que foram perdidas devido a atividades de desenvolvimento.

A avaliação envolveu a extração de informações de imagens de satélite multiespectrais de alta resolução por meio de técnicas avançadas de processamento de imagens e extensa verificação de campo. A distribuição espacial de áreas saudáveis ​​e insalubres foi mapeada com uma precisão de até 90%.

A EAD também mapeou as mudanças em áreas cobertas por manguezais a partir de imagens de satélite coletadas ao longo de três décadas. Descobriu-se que, embora houvesse uma redução de 26% na extensão de 1987 a 2001, os recentes esforços bem-sucedidos de regeneração reverteram esse declínio e resultaram em um aumento de 61% de 2001 a 2017.

No final da década de 1970, programas de plantação maciça de manguezais foram implementados pelo falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. Isso contribuiu substancialmente para o aumento da plantação de manguezais nas últimas décadas.

Hoje, a EAD trabalha para reabilitar e proteger as florestas de mangue ao longo da costa do continente e das ilhas do Emirado de Abu Dhabi. Desde novembro de 2009, a EAD tem estado ativamente envolvida na liderança do Programa de Reabilitação de Manguezais, plantando 3,1 milhões de mudas de mangue nas costas de Al Gharbia, Saadiyat, Jubail e Habitat Island. O programa de plantação ajuda a reduzir os efeitos adversos do desenvolvimento costeiro nos mangues que crescem naturalmente. (#Envolverde)