Sociedade

Cemaden mostra que ação humana em encostas é a grande causa de deslizamentos

Pesquisa do Cemaden aponta que ação humana nas encostas é a maior causa dos deslizamentos. O trabalho dos pesquisadores do Cemaden foi publicado em revista científica internacional, analisando os fatores que provocaram o deslizamento ocorrido no ano de 2000, em Campos do Jordão, região serrana no estado de São Paulo, com registro de vítimas fatais e impactos na infraestrutura da cidade.

As alterações do meio ambiente provocadas pela ação humana, nos terrenos urbanos com declives e encostas, foram as causas mais importantes que provocaram os deslizamentos no município de Campos do Jordão, em 2000. Esse foi o resultado do trabalho científico realizado pelos pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, publicado, em janeiro deste ano, na revista científica internacional Natural Hazards and Earth System Sciences.

Intitulada “Compreendendo os deslizamentos superficiais no município de Campos do Jordão – Brasil: interpretando os efeitos antrópicos de causas naturais no desastre de 2000” (“Understanding shallow landslides in Campos do Jordão municipality – Brazil: disentangling the anthropic effects from natural causes in the disaster of 2000”), a pesquisa demonstrou que a ação isolada dos fatores naturais – ou seja, as chuvas de alta intensidade, as condições geológicas-geotécnicas e geomorfológicas dos terrenos – não foram suficientes para desencadear deslizamentos de terra na área de estudo. Os resultados da pesquisa apontam que a ação humana (influência antrópica) desempenhou um papel preponderante na deflagração dos eventos de deslizamento naquele ano, no município paulista serrano. (#Envolverde)