Sociedade

Cidades europeias onde os cidadãos estão mais satisfeitos com as áreas verdes

Atualmente, a crise climática é um dos maiores problemas que o planeta enfrenta, em uma luta constante – e a maioria dos países da Europa demonstram absoluta consciência disso. Em 2020, o Pacto Verde Europeu, um conjunto de iniciativas políticas estabelecidas pela Comissão Europeia, foi aprovado com o objetivo principal de tornar a União Europeia neutra em relação ao clima até 2050.

Além da redução da emissão de gases do efeito estufa, economia circular e sustentabilidade geral, cidades em toda a Europa estão investindo fortemente na criação, desenvolvimento e revitalização de suas áreas verdes, de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11.7, da ONU, que visa explicitamente “proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes”.

O Barcelona Institute for Global Health, ​​ISGLOBAL, analisou recentemente mais de 1.000 cidades em 31 países europeus e concluiu que até 43.000 mortes prematuras poderiam ser evitadas a cada ano se essas cidades cumprissem as recomendações da Organização Mundial da Saúde em relação à proximidade residencial de espaços verdes.

A OMS recomenda que deve haver um espaço verde de pelo menos 0,5 hectares a uma distância linear de não mais de 300 metros de cada residência. Além da maior expectativa de vida, as áreas verdes garantem menos doenças, tanto físicas quanto mentais. E mais, a vegetação é uma grande protetora da poluição do ar, ameniza o calor e os níveis de ruído.

Naturalmente, algumas cidades são mais verdes do que outras. No entanto, todas estão trabalhando na ampliação de suas áreas verdes. Mas como os cidadãos de toda a Europa estão satisfeitos com os parques em suas cidades? O Eurostat, Gabinete de Estatísticas da UE, realizou uma pesquisa de percepção em 100 cidades do Continente para investigar a satisfação geral dos cidadãos com os seus espaços verdes, no que se refere a parques e jardins públicos, em 2019.

Veja então, como os cidadãos de toda a Europa estão satisfeitos com os parques em suas cidades.

Malmo, Suécia

A porcentagem de pessoas que estão muito satisfeitas com as áreas verdes é mais alta na cidade sueca de Malmo (66%). A terceira maior cidade da Suécia tem muitos parques e alguns dos mais famosos são Pildammsparken, Slottsparken e Kungsparken. A área urbana de Malmo consiste em mais de 50% de áreas verdes, incluindo parques e espaços verdes em áreas residenciais.

Munique, Alemanha

A cidade de Munique, na Alemanha, aparece em segundo lugar, com 61% dos habitantes muito satisfeitas com os espaços verdes. Os parques públicos em Munique se estendem por aproximadamente 2.300 hectares. Englischer Garten é o maior parque de Munique, enquanto o Hofgarten é o mais central e o Jardim Botânico o mais diversificado, pois abriga cerca de 14.000 espécies de plantas.

Viena, Áustria; e Cardiff, Reino Unido

O terceiro e o quarto lugares estão reservados para a capital austríaca Viena e para a cidade britânica de Cardiff, com 58% de pessoas muito satisfeitas com as áreas verdes em ambas. Aproximadamente 50% de Viena – cerca de 200 km2 – são tomados por espaços verdes e, grande parte deles, é de uso público gratuito. Os mais populares são Volksgarten, Türkenschanzpark e Stadtpark, sendo este último o mais antigo parque acessível ao público.

Bialystok, Polônia

A cidade de Bialystok, no nordeste da Polônia, manteve-se na mesma posição de 2015, no entanto a porcentagem de pessoas muito satisfeitas com espaços verdes na cidade aumentou 3% (55% em 2015 e 58% em 2019). Além dos grandes e famosos parques da cidade, Bialystok também iniciou a criação de ‘pocket parks’ – pequenas áreas com muito verde e flores que servem para pessoas de todas as idades relaxarem no centro da cidade.

Londres, Inglaterra

Londres tem mais de 35.000 hectares de espaços verdes, ou seja, mais de 40% da superfície total da cidade é verde. Existem mais de 3.000 parques na capital inglesa e 55,70% dos cidadãos declararam estar muito satisfeitos com as áreas verdes. Esta porcentagem colocou Londres no 6º lugar da pesquisa de percepção Eurostat 2019. Alguns dos parques mais populares de Londres são Regent’s Park, Hampstead Heath, Battersea Park, Hyde Park, Clapham Common, Saint James’s Park, Kensington Gardens e Chelsea Embankment Gardens.

Kassel, Alemanha

Kassel, localizada no norte do estado de Hesse, na Alemanha, aparece em sétimo lugar. A cidade abriga o Bergpark Wilhelmshöhe, um parque que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Outro parque famoso de Kassel é o Staatspark Karlsaue, que faz parte da European Garden Heritage Network, uma ONG que reúne especialistas em jardinagem, serviços governamentais, fundações e agências de turismo para preservar, desenvolver e promover jardins de interesse histórico no noroeste da Europa.

Glasgow, Reino Unido

Glasgow é outra cidade do Reino Unido onde os cidadãos estão muito satisfeitos com os espaços verdes (53%). De acordo com o site People Make Glasgow, existem mais de 90 parques e jardins na cidade. Um dos mais famosos é também o mais antigo, Glasgow Green, que abriga a maior fonte de terracota do mundo.

Leipzig, Alemanha; e Dublin, Irlanda

O nono lugar da lista está reservado para a cidade alemã de Leipzig (52,50%); enquanto Dublin conclui o ranking das 10 cidades europeias onde seus habitantes estão mais satisfeitos com suas áreas verdes, com a mesma porcentagem da nona colocada.

*Crédito da Imagem deatacada: Pixabay

#Envolverde