Noticias

CIEDS e WhatsApp promovem capacitação para empreendedores das periferias

Meta é alcançar 10 mil profissionais em todo país com treinamentos sobre o WhatsApp Business

Como forma de apoiar a retomada econômica de um dos grupos mais afetados pela pandemia, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e o WhatsApp criaram o programa Conecta+ Brasil para dar suporte a profissionais formais e informais de comunidades e periferias do país. O programa trará conteúdos sobre empreendedorismo, boas práticas comerciais, além das ferramentas disponíveis gratuitamente dentro do WhatsApp Business. A iniciativa estima atingir cerca de 10 mil empreendedores.

“Num momento em que já se discute o pós-pandemia, é muito importante levarmos em consideração os mais afetados pela crise. O Conecta+ Brasil tem esse objetivo de capacitar trabalhadores de todos os tipos, para que eles também sejam protagonistas nessa fase de retomada”, comenta Vandré Brilhante, presidente do CIEDS. “Acreditamos que o empreendedorismo vai além de abrir um negócio, tem também o potencial de ser um forte agente de mudança”, completa.

Além da capacitação para um uso mais abrangente das funcionalidades do WhatsApp Business, os participantes também terão acesso a treinamentos exclusivos voltados para o cenário empreendedor como inovação, criatividade, finanças pessoais e finanças para negócios, a fim de otimizar o desenvolvimento destes pequenos negócios.

“Por ser um aplicativo simples, seguro e confiável, o WhatsApp está muito presente no dia a dia das pessoas e, durante a pandemia, tem se tornado ainda mais relevante para que pequenos empreendedores continuem tocando seus negócios e garantindo sua renda. Nosso objetivo com um programa tão robusto como o Conecta+ Brasil é olhar para as necessidades desses empreendedores, de forma a empoderá-los para fazer um melhor uso da ferramenta e assim influenciar positivamente o cenário de recuperação econômica”, afirma Dario Durigan, Head de Políticas Públicas para o WhatsApp no Facebook Brasil.

Ao final dos treinamentos, os participantes poderão integrar a rede nacional do Conecta+ Brasil, com formação continuada e constantes trocas de conhecimento, e também contarão com uma certificação especial. As inscrições são gratuitas e já estão abertas para empreendedores de todo o Brasil no site https://conectamaisbrasil.cieds.org.br.

Em um evento de lançamento que contou com as presenças de representantes do WhatsApp e do CIEDS, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, reforçou a relevância do programa e sua importância para o cenário dos empreendedores no Brasil. “As pesquisas nos mostram a força do WhatsApp como ferramenta fundamental para os pequenos negócios nesta pandemia. O aplicativo ajudou os donos de micro e pequenas empresas a manter contato com clientes e fechar vendas. A utilização do WhatsApp pelo empreendedor foi transformadora e muito positiva”, ressalta Melles.

Na mesma oportunidade, Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, trouxe dados sobre o nível de digitalização dos empreendedores. “Uma pesquisa realizada por nós mostrou que 66% das micro e pequenas empresas brasileiras ainda estão em um nível analógico ou emergente, buscando tecnologias e melhorias para seu modelo de negócio. Um programa como esse permitirá que as empresas tenham mais possibilidades para engajar-se com seus clientes, entrando no mundo tão importante da economia digital”, reforça o executivo. (Sebrae/#Envolverde)