Empresas

Compensação de carbono: como calcular sua pegada de carbono durante as viagens

Embora pareça improvável calcular as emissões de CO2 para atividades cotidianas, você pode achar que é mais difícil ainda calculá-las para uma viagem ou evento específico. Mas existem meios de examinar a sua pegada de carbono para hospedagem, várias formas de transporte ou compras, e o que essas ações implicam em relação ao turismo sustentável, incluindo quais serviços são os mais responsáveis.

Você pode calcular suas emissões do dia a dia e das viagens usando uma calculadora de pegada de carbono, ferramenta que pode ser baixada no smartphone através do seu aplicativo escolhido. Alguns mais conhecidos são:

Joro – lançado pela startup homônima da Califórnia, o aplicativo mede o impacto das escolhas de consumo dos usuários em tempo real;

Carbon Z – desenvolvido pela Ambipar, multinacional especializada no desenvolvimento e aplicação de soluções voltadas à gestão ambiental, esse aplicativo calcula pegada de carbono e facilita reflorestamento;

MyEarth – aplicativo de rastreamento de energia que ajuda a identificar, entender e priorizar atividades de economia de energia e dar pequenos passos que podem causar um impacto mais amplo;

Carbon Footprint and CO2 Tracker – possui um algoritmo baseado em GPS que ajuda a acompanhar os modos de viagens e rastrear automaticamente as emissões do transporte. O aplicativo prevê e fornece informações sobre as emissões de CO2, com o objetivo de motivar as escolhas de alimentos e viagens conscientes do carbono.

Blue and REDD Carbon – desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), este novo aplicativo da ONU permite que os usuários insiram os detalhes de suas viagens aéreas, ferroviárias ou rodoviárias e descubram a área equivalente em um determinado ecossistema, como uma floresta tropical, por exemplo, necessária para compensar a pegada de carbono. Gratuito para iPhone, o app também oferece uma variedade de sugestões e diretrizes para mostrar aos usuários como eles podem limitar a degradação ambiental dos ecossistemas costeiros.

Como compensar a pegada de carbono nas viagens

Independentemente de qual calculadora de emissões de carbono ou método de cálculo você usa, saiba que você pode apoiar projetos de compensação de carbono certificados que atendam a padrões específicos. Embora você possa até compensar suas emissões de carbono após cada voo – algumas companhias aéreas já permitem essa prática e a codifica como doação no extrato do cartão de crédito – o ideal é considerar outras formas de locomoção.

Por exemplo, viajar de trem em vez de avião para distâncias mais curtas pode resultar em uma redução de cerca de metade das emissões de carbono de um voo de curta distância por passageiro / por milha. Até os ônibus são mais ecologicamente corretos do que os aviões, geralmente gerando apenas um quarto das emissões de carbono de um voo de curta distância.

Em vez de dar uma volta ao mundo, você pode optar por destinos de férias perto de casa, que exijam menos uso de transporte. No entanto, você não precisa evitar viagens longas para ter mais consciência ambiental. Se estiver voando para o seu destino de férias, escolha uma rota sem escalas em uma aeronave com baixo consumo de combustível. Uma vez no local escolhido, procure alugar um carro híbrido ou elétrico – em vez de um veículo comum – para se locomover.

Considere também hospedar-se em um hotel comprometido com práticas sustentáveis ​​– ou, no mínimo, mantenha o uso de ar condicionado em seu quarto apenas quando for necessário, desligando-o antes de sair do ambiente. Você também pode comer refeições veganas ou vegetarianas durante sua viagem. Afinal, carne bovina têm grandes pegadas de carbono em comparação com proteínas à base de plantas, devido à quantidade de terra desmatada necessária para as pastagens e o metano produzido na digestão da ração, entre outros fatores.

Quando se trata de viagens de lazer, você pode hesitar em trocar as férias dos seus sonhos por uma alternativa mais verde, ou ainda pode achar difícil ignorar um assento confortável da classe executiva em favor de voar na cabine econômica mais ecológica. Mas não precisa se sentir culpado por curtir aquela escapada dos sonhos em grande estilo, desde que observe mais de perto como pode diminuir seu impacto no meio ambiente. Ao compensar suas emissões de carbono e considerar outras maneiras de reduzir sua pegada de carbono ao viajar, você pode fazer sua parte para diminuir os danos causados ​​ao planeta.

*Crédito da imagem destacada: Pixabay

#Envolverde