Sociedade

ContAí | Cidades | Ativismo 4.0 – O mundo andou para trás?

Nos últimos anos o ativismo social e político tem passado por grandes transformações. Elementos novos foram introduzidos, como as mídias sociais e o retorno das manifestações de rua. A organizações, antes acostumadas a um certo comodismo de foco, ou seja, centradas apenas em suas atividades principais, tiveram de se reinventar para garantir espaços para suas pautas. Esse diálogo será mediado pelo jornalista Dal Marcondes, da Envolverde.

Dia 24 de agosto, quinta-feira, das 14 às 15 horas na Unibes Cultural.

Participantes

Flavia Martinelli é bióloga, coordenadora do Engajamundo, capixaba, apaixonada por ciência, natureza e por soluções criativas que ajudem a preservá-la (inclusive em meio urbano). Buscando constantemente dar significado à existência e ao trabalho.

Márcio Black é cientista político, produtor cultural, integrante do Coletivo Sistema Negro, grupo ativista que mescla cultura e ação sobre questões anti-racistas em São Paulo e mobilizador da Minha Sampa.

William Cruz é ativista, pedala nas ruas da cidade de São Paulo desde o ano 2000, utilizando a bicicleta em quase todos seus deslocamentos. Com o trabalho no Vá de Bike e o ativismo em diversas frente, vem ganhando relevância no cenário do cicloativismo nacional ao longo da última década.

Mediador

Dal Marcondes é jornalista, 54 anos, graduado pela Escola de Comunicação e Artes e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP. Especializado em Jornalismo Econômico, conta com passagens pelas redações das revistas IstoÉ, Exame, Dirigente Industrial, pelas agências France Presse, Dinheiro Vivo, Agência Estado e pelos jornais DCI, Gazeta Mercantil e O Estado de S. Paulo.

Virada Sustentável São Paulo

ContAí é uma roda de conversa com especialistas e ativistas de diferentes áreas. Em formato descontraído e aberto à participação do público, promove reflexões sobre os temas que dizem respeito ao nosso futuro comum.