Ambiente

Dia da Terra 2021: Uma oportunidade sem precedentes para restaurar nossa Terra

por  Alon Lavi, cônsul-geral do Estado de Israel  – 

A pandemia do coronavírus nos apresentou um dos desafios mais agudos da nossa geração. Também nos apresentou, no entanto, uma oportunidade única para buscar programas de recuperação econômica seguindo a pandemia que incorporou fortes medidas de sustentabilidade e de baixa emissão de carbono. O mundo poderia efetivamente usar a saída da COVID-19 para acelerar uma transição verde, e a comemoração do Dia da Terra deste ano assumiu um significado ainda mais profundo.

Por mais de uma década, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente produz o “Relatório sobre a Lacuna de Emissões” que analisa a disparidade entre onde as emissões de gases de efeito estufa deveriam estar até 2030 e onde elas realmente estão previstas para estarem. O relatório de 2020 constatou que, apesar de uma “breve queda” nas emissões de gases de efeito estufa causadas pela ampla desaceleração econômica na pandemia, o mundo ainda está caminhando para um aumento de temperatura de mais de 3 graus neste século, bem acima da meta de 1,5 graus estabelecida no Acordo de Paris. Na verdade, há uma ligação direta entre crises ambientais, mudanças climáticas e o novo coronavírus. Especialistas descobriram que o aquecimento global levou ao surgimento de novas doenças zoonóticas infecciosas, como a COVID-19, o que significa que nossa atual pandemia global provavelmente está ligada à situação ambiental sombria do nosso planeta. Este fato deve servir como um forte e urgente chamado à ação de todos nós.

Quando se trata de inovação climática e sustentabilidade, Israel pode servir tanto como exemplo quanto como provedor de soluções para problemas globais. As condições áridas e escassas da água do país, combinadas com seu espírito empreendedor e de resolução de problemas, tornaram Israel um líder no campo da inovação ambiental. A irrigação por gotejamento e o desenvolvimento de culturas fortificadas resistentes são tecnologias mundialmente renomadas e altamente procuradas, que foram originalmente desenvolvidas em Israel. O país também está na vanguarda de uma das últimas tendências mundiais em sustentabilidade: a reposição de proteína animal. Empresas israelenses inovadoras produziram com sucesso proteínas cultivadas em laboratório que são quase indistinguíveis da carne de alta qualidade, e até mesmo cresceram carne real a partir de células animais em um laboratório.

Israel também é uma potência global de água. O país detém o recorde mundial de reutilização de água, reciclando quase 90% de suas águas residuais para uso na agricultura. Também possui um dos sistemas nacionais de água mais únicos do mundo, com cerca de 80% de sua água potável sendo água salgada dessalinizada. Mais de um século de experiência no reflorestamento também fizeram de Israel um líder no reflorestamento de áreas semiáridas, conhecimentos que só crescerão em valor à medida que o plantio de árvores em larga escala e outras soluções baseadas na natureza se tornam cada vez mais prevalentes à medida que os métodos de mitigação contra os efeitos das mudanças climáticas.

Embaixadas israelenses em todo o mundo, anualmente, comemoram o Dia da Terra. Assim como todos os anos, as missões diplomáticas de Israel lançarão uma campanha global para marcar a ocasião, destacando as muitas soluções inovadoras e de ponta que Israel forneceu a problemas globais. Seja abrindo um jardim comunitário em Pequim, limpando praias na Espanha, educando novos graduados em biologia e sustentabilidade em Ruanda, ou realizando um painel on-line sobre soluções israelenses para a recuperação sustentável da pandemia coronavírus em Delhi, diplomatas israelenses estarão realmente na vanguarda do Dia da Terra deste ano.

Israel tem um conjunto excepcional de ativos que significa que está bem posicionado para fazer uma contribuição única em todo o mundo quando se trata de perseguir programas de recuperação verde da COVID-19. Suas tecnologias de ponta e décadas de experiência prática nasceram dos exigentes desafios ambientais que Israel enfrentou desde o início de seu estado, e as soluções que desenvolveu para superar esses desafios poderiam agora servir para o bem do mundo.

Com todas as dificuldades que a pandemia do coronavírus nos infligiu, também nos proporcionou uma oportunidade única de mudar nossos caminhos para seguir em frente. Israel está disposto a compartilhar sua experiência e know-how com todos os países do mundo; só temos um planeta, e todos devemos trabalhar juntos para protegê-lo.

#Envolverde