ODS15

Dia Mundial da Terra: iniciativas da 3M promovem a conscientização para a importância da preservação do meio ambiente

O Dia Mundial da Terra, comemorado no dia 22 de abril, representa a luta pela defesa do meio ambiente e o incentivo à reflexão sobre a importância da conservação dos recursos do planeta. Como a sustentabilidade é um de seus pilares estratégicos, a 3M realiza ações para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Educação ambiental

O programa Nosso Planeta, Nossa Casa é uma dessas iniciativas. Trata-se de um projeto da organização americana Junior Achievement, apoiado pelo Instituto 3M, que consiste no treinamento de professores de escolas públicas das cidades do interior do estado de São Paulo e na produção e distribuição de materiais didáticos. Cerca de 4 mil crianças de 10 a 12 anos, matriculadas na rede pública, recebem aulas sobre educação ambiental, com foco na preservação do solo, da água e do ar.

“As questões relacionadas ao meio ambiente são muito importantes para a 3M.  O objetivo do Nosso Planeta, Nossa Casa é conscientizar as crianças sobre a preservação dos nossos recursos naturais e, com isso, incentivá-las a compartilhar esse conhecimento com suas famílias”, ressalta Mara Fioravante, presidente do Instituto 3M.

Programa de reciclagem de esponjas de limpeza doméstica

A empresa também conta com o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite. Desenvolvida pela 3M em parceria com a TerraCycle, a iniciativa é a única no mundo a oferecer um novo destino para esponjas de limpeza doméstica usadas, que são transformadas em matéria-prima para produtos de plástico. Além da reciclagem, o programa também permite que os consumidores apoiem uma causa social, uma vez que a cada esponja enviada para a reciclagem, R$ 0,02 são doados para ONGs e escolas públicas escolhidas por eles.

Iniciado em junho de 2014, o programa, já foi responsável por reciclar 1.280.750 esponjas – sendo mais de 120 mil só em 2019 -, já arrecadou R$ 33.720 e teve mais de 800 mil participantes diretos. Para participar, basta levar as esponjas de limpeza doméstica usadas em um dos 5.272 pontos de coleta espalhados pelo Brasil, ou efetuar o cadastro no site www.scotch-brite.com.br/sustentabilidade, juntar as esponjas e imprimir uma etiqueta pré-paga dos Correios na página do programa. Neste link, é possível acessar todos os pontos de coleta de esponjas do programa.

“Estamos muito satisfeitos com os números expressivos de esponjas recicladas pelo Programa Nacional de Reciclagem Scotch-Brite, o que mostra que estamos conseguindo atingir nosso objetivo de conscientização sobre a importância da preocupação com as causas ambientais”, comenta Emerson Mota, Gerente de Marca da Scotch-Brite, da 3M do Brasil.

Sobre a 3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 93 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US$ 33 bilhões em vendas globais em 2018. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2018, alcançou faturamento bruto de R$ 4 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.400 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br, no canal 3Minovacao.com.br ou em nosso perfil no Instagram @3MdoBrasil e cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima para gerar novos produtos, como baldes, vasos, bancos, entre outros.  Por meio de seus programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 80 milhões de consumidores, verdadeiros  protagonistas  desta transformação socioambiental,  que  não  só  viabiliza  o  tratamento  ambientalmente  correto  dos  resíduos,  como também promove doações  a  instituições  sem  fins  lucrativos  escolhidas  pelos  próprios  participantes. Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, L’Occitane, P&G, Scotch-Brite, L’OR, Pilão e Melitta que patrocinam Programas Nacionais de Reciclagem para seus produtos e embalagens.

Em janeiro de 2019, a TerraCycle lançou o Loop, plataforma E-commerce de produtos de consumo com embalagens retornáveis. Ainda em fase piloto, a iniciativa foi implementada nas cidades de Paris e Nova York e tem como parceiras gigantes como Nestlé, Unilever, P&G e PepsiCo, Danone, Mars Petcare, Mondelez Internacional, entre outras. A Plataforma Loop aplica o conceito de economia circular que permitirá aos consumidores adquirirem produtos de suas marcas preferidas em embalagens devolvidas aos fabricantes após o uso, gerando lixo zero em compras do cotidiano.

(#Envolverde)