ODS16

Diálogos Envolverde – A Batalha Ambiental no Parlamento Brasileiro

por Beatriz Castro, aluna de jornalismo da FAPCOM –

Esta matéria faz parte do PEPE (Programa Envolverde de Parcerias Estudantis) – 

No dia 22 de outubro aconteceu mais um “Diálogos Envolverde”, o convidado foi o Deputado Federal Rodrigo Agostinho, presidente da comissão de meio ambiente da câmara dos deputados e ex prefeito de Bauru, interior do estado de São Paulo. O assunto discutido foi a batalha ambiental no parlamento brasileiro.

Com o governo Bolsonaro, a luta pela preservação ambiental tornou-se difícil, houve inclusive um esforço para extinguir o ministério, ao tentar juntar o ministério do meio ambiente com o da agricultura, o que não aconteceu devido a discordância nacional e internacional ao tema.

O Brasil possui 50% de seu território com cobertura vegetal, com 20% das espécies vivas da Terra, mas perdeu ano passado 1 milhão e 200 mil hectares de floresta, além de ser o país com mais espécies ameaçadas de extinção do mundo. “É assustador o que tá acontecendo, é um patrimônio absurdo, é incalculável o patrimônio ambiental que o Brasil tem, na sua diversidade e inclusive etnicamente. O Brasil precisa fazer a lição de casa, não espero muita coisa do atual governo e o mundo não vai aceitar que o Brasil continue insistindo nisso, porque o governo passa, mas o estrago fica” diz Rodrigo.

O congresso nacional tem segurado algumas decisões de mudança do poder executivo, não votando, por exemplo, na liberação de garimpo nas terras indígenas. Isso acontece porque falar sobre meio ambiente hoje é muito normal, está na mídia, nas empresas e no cotidiano das pessoas, então mesmo que os parlamentares não sejam ambientalistas, é algo presente e não se pode votar sempre contra.

Segundo o Deputado, o Brasil ainda enxerga a agronomia com olhos do passado e isso pode prejudicar a economia do país, pois internacionalmente o mundo sabe que a preservação ambiental é importante e que dá para ter agricultura e pecuária sem derrubar mais florestas, existe tecnologia para isso e muitos países não estão aceitando mais o prejuízo vegetal.

Rodrigo afirma: “O Brasil precisa de um projeto de desenvolvimento que coloque a sustentabilidade no centro. Eu particularmente fui eleito achando que ia aprovar um monte de projeto bacana e na verdade eu fico o tempo todo lutando contra projetos.” Ele acredita que a questão ambiental dá protagonismo para país, manter floresta em pé é um dos melhores caminhos para que o mundo reconheça a importância do Brasil, pois ele tem um papel fundamental na manutenção do clima do planeta.

Assista a Live abaixo

#Envolverde