Sociedade

Economia criativa e cidades

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Curso conta com a participação de dois profissionais da Rede de Repensadores, que congrega pessoas de diferentes áreas e especialidades para repensarem e juntas influenciarem positivamente a transformação do mundo em que vivemos.

O curso de “Economia Criativa e Cidades Criativas” do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas, já em sua terceira edição, é o primeiro curso da área oferecido por uma faculdade de negócios. O curso reúne profissionais de referência e tem o objetivo de desvendar os conceitos desse tema, colocando-os em contexto e demostrando como se dá a convergência de objetivos econômicos, sociais, culturais e urbanos em uma nova lógica mundial.

É um curso voltado para gestores de empreendimentos criativos, de instituições culturais e públicas, de planejadores urbanos, turismólogos, economistas, administradores, publicitários, advogados atuantes no campo de direitos de propriedade intelectual e profissionais de fundações e institutos ligados aos setores criativos.

“A proposta do curso vai ao encontro ao que defendemos e praticamos na Rede de Repensadores. Assim como a rede, ele reúne profissionais inspiradores e referenciais que expandem os limites de suas áreas, para catalisar novos olhares e atitudes que contribuam para um mundo mais bem resolvido”, afirma Cainha.

Além de Cainha e Otavio, estão no time: Caio Luiz de Carvalho (ex-Ministro do Turismo), Graça Cabral (SPFW), Marcelo Rosenbaum (design), Rossana Pavanelli (planejamento e projetos), Alejandro Castañé (inteligência coletiva e governanças urbanas), Emiliano de Castro (games), Antonio Carlos Sartini (gestão de espaços culturais), Monyca Motta (música) e Lidia Goldenstein (economia contemporânea).

O curso será iniciado em 28 de março e terá duração de 12 aulas semanais. Mais informações aqui.

Sobre a Rede de Repensadores

A Rede de Repensadores congrega pessoas de diferentes áreas e especialidades para repensarem e juntas influenciarem positivamente a transformação do mundo em que vivemos.

É formada por profissionais diferenciados em suas áreas de atuação, com conhecimentos, reflexões e atuação inovadora, o que possibilita olhares múltiplos sobre a mesma questão: como ser, viver, trabalhar, conviver melhor e de forma sustentável e responsável neste mundo em transformação.

Visa aproximar pessoas com diferentes perfis – profissionais da moda, arquitetura, urbanismo, tecnologia, pesquisa, antropologia, economia criativa, design, sustentabilidade, jornalismo, educação, terceiro setor, dentre outros – a fim de viabilizar a discussão e a troca de ideias, assim como a concretização e a realização de projetos colaborativos.

Perfis

Otavio Dias – Empreendedor do mercado de comunicação e marketing. Planejador nato, com senso de negócio aguçado. Vendeu sua primeira agência ZEST para o Grupo Grey e se inspirou a fundar sua nova agência, a REPENSE, depois de ter sido jurado em Cannes e perceber que para fazer parte do futuro teria que repensar as atuais práticas e modelos do mercado. É o idealizador da Rede de Repensadores, grupo que integra profissionais de diferentes especialidades que perseguem a inovação e contribuem para o desenvolvimento humano e corporativo.

Ana Carla Fonseca (Cainha) – Profissional de referência em economia criativa, cidades criativas e negócios criativos, é Administradora Pública (FGV); Economista, Mestre em Administração, Doutora em Urbanismo pela USP (primeira tese do país sobre cidades criativas) e professora no Brasil, na Argentina e na Espanha. Liderou projetos em multinacionais por 15 anos, na América Latina, em Londres e Milão. É diretora da Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em cinco línguas e 30 países e assessora para a ONU. Escreveu livros inovadores, como Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Prêmio Jabuti 2007) e Cidades Criativas (finalista do Prêmio Jabuti 2013). Concebeu e realizou projetos de inteligência coletiva nas cidades, como Criaticidades e Sampa CriAtiva. É membro do Corpo Mundial de Peritos da UNESCO, da Rede de Repensadores e da Virada Sustentável. Venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios e foi apontada pelo jornal El País Brasil como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo. (#Envolverde)