Empresas

Em busa dos caminhos da eficiência em gestão de emissões de carbono

PeltNo dia 08 de outubro, o Programa de Excelência em Logística e Transporte – PELT promove o primeiro Fórum Nacional de Gestão de Emissões em Logística e Transportes na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, com apoio da Frente Parlamentar Ambientalista e para o Desenvolvimento Sustentável – FREPAM, coordenado pelo Deputado Estadual Carlão Pignatari, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

O objetivo do fórum é debater a responsabilidade compartilhada das emissões do escopo 3 de setores econômicos relevantes que emitem grande volume de emissões de carbono através de suas redes de distribuição para abastecimento do mercado nacional e canais de exportação, além de discutir soluções tecnológicas e planos de mitigação que reduzam as emissões do setor de logística e transporte, sendo a segunda maior fonte de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil.

Segundo Lauro Marins, Gerente do Programa CDP Supply Chain na América Latina, “necessitamos mobilizar os embarcadores para que influenciem a cadeia de suprimentos a somarem esforços na gestão de emissões de carbono. A gestão das mudanças climáticas na cadeia de valor é muito crítica e poucas empresas possuem iniciativas
ativas de redução da emissões. ”

“Na medida em que cresce a pressão por produtos e processos menos intensivos em carbono, a competitividade de uma companhia será determinada pela sua habilidade de medir, gerir, reportar e reduzir suas emissões de carbono, adaptando sua estratégia de negócio aos riscos das mudanças climáticas. Apesar de complexa, essa tarefa tem proporcionado às empresas e seus fornecedores ganhos de eficiência em processos, redução de custos e, consequentemente, uma melhor performance econômica”, relata Pedro Moreira, presidente da ABRALOG.

O PELT desenvolveu capítulo de gestão de emissões com 58 indicadores qualitativos e 22 indicadores quantitativos com o apoio do CDP, antigamente conhecido como Carbon Disclosure Project (organização internacional que atua junto a empresas, investidores e cidades de todo o mundo para prevenir as mudanças climáticas e proteger os recursos naturais) para avaliar as operações de transportes e logística, considerando as premissas da norma internacional ISO 14.064. “É necessário aplicarmos check-list das atividades e análise de evidências que demonstrem que as ações estão sendo realizadas para medição, relato e verificação das emissões, além da execução de planos consistentes de mitigação”, relata Ricardo Vieira, idealizador do PELT.

Como plataforma setorial de gestão e avaliação de políticas ambientais, o PELT tem objetivo de promover melhores práticas, reunir líderes em gestão e tecnologia para atender as demandas de mercado em geração de valor nos planos de mitigação. “A proposta de engajamento dos fornecedores sobre as emissões de gases de efeito estufa
e estratégias de mudanças climáticas ainda se mostra uma prática ainda incipiente. Vamos lançar Termo de Referência para contribuir com o desenvolvimento do setor de logística e transportes, a gestão climática precisa ser incorporada ao negócio e ser aproveitado como uma ferramenta para atingir novos mercados e clientes com maior nível de compliance”, enfatiza Ricardo Vieira.

Estamos reunindo parceiros estratégicos importantes na cadeia de suprimentos, é o caso da Ticket Car, que desenvolveu um conjunto de soluções para reduzir, quantificar e compensar os gases de efeito estufa (GEE) emitidos pela frota. “Com as informações sobre emissões gerados pela frota, há indicações de diversas práticas para reduzir o
impacto climático da frota, melhorando o desempenho dos veículos e dos condutores”, enfatiza Maximiliano Fernandes, Diretor Adjunto de Marketing Produto.

Para atender a demanda do mercado nacional, a TICKET, um dos patrocinadores do PELT, desenvolveu o Ticket Car Carbon Free. Segundo Maximiliano Fernandes, “é uma ferramenta de compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) causadas pelos veículos, neutralizando continuamente o impacto desses sobre o clima. Com o cálculo preciso e verificável das emissões, a ferramenta facilita a mensuração desse impacto, identificação de oportunidades de redução, elaboração dos inventários de emissões para o Programa Brasileiro do GHG Protocol e reporte dessas emissões junto ao CDP, Bovespa, etc.”

Programa de excelência de logística e transportes – PELT

Com a oferta de excelentes soluções ao mercado nacional para controle, medição, relato e verificação, é necessário também promover diversas empresas que buscam diferenciação numa gestão eficiente de emissões para atender grandes embarcadores, como é o caso da RGLOG. Segundo Rafael Rossetti, executivo responsável, “a RG
Log tem buscado continuamente soluções de redução de emissões de carbono, seja por condução econômica com telemetria embarcada, seja por testes de soluções tecnológicas que buscam otimização das emissões. Vamos agora implantar indicadores do PELT em gestão de emissões que possam nos orientar e comparar com outras empresas do mesmo cluster, avaliarmos nossas atividades, aonde precisamos melhorar e buscarmos maior excelência na gestão”.

A promoção de melhores práticas é fundamental para promover a cadeia de suprimentos, gerando referenciais de desempenho para comparabilidade e geração de clusters (grupos de comparação), que nunca foram utilizados pelo setor aqui no Brasil, como, por exemplo, toneladas de CO2eq. por quilometro rodado ou por litro de combustível consumido. Para o setor de logística e transportes, “vamos atuar fortemente para que embarcadores levantem adequadamente o escopo 3 ao longo da cadeia de suprimentos, além de orientá-los a elaborar política de gestão focada em projetos de redução de emissões de carbono com a incorporação de diretrizes, metas e indicadores de processos e resultados, ” relata gestor do PELT.

Sobre Sustain Now

Consultoria especializada em elaboração e execução de projetos focados em sustentabilidade e logística. Tem desenvolvido projetos relacionados à Gestão de Emissões de GEE em Logística e Transportes, Gestão de Resíduos Sólidos e Eficiência Energética. Autora do MBA em Logistica Reversa Pós-Consumo, Programa de Excelência de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis e Programa de Excelência em Gestão Municipal de Resíduos Sólidos.

Sobre Abralog

Entidade nacional sem fins lucrativos, que tem como foco a promoção do segmento logístico através da integração de suas associadas, captando informações, disseminando conhecimentos, exercendo ação política e contribuindo para o aumento da competitividade do setor logístico.

SERVIÇO: 1º FÓRUM NACIONAL DE GESTÃO DE EMISSÕES EM LOGISTICA E TRANSPORTES

Data: 08 de outubro (quinta-feira)
Horário: 09h00 às 17h00
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Auditório: Franco Montoro
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Parque do Ibirapuera – São Paulo – SP
Site: www.pelt.org.br
Informações: [email protected]
Programação: http://www.pelt.org.br/#!Fórum-Nacional-de-Gestão-de-Emissões/c32d/icwn4sq471

(#Envolverde)