Em celebração à Semana do Meio Ambiente, a Ecofit — única academia ecológica do Brasil — promove uma iniciativa que une sustentabilidade, arte e engajamento social. Localizada em São Paulo, na região do bairro Pinheiros, a academia instalou na entrada de sua unidade uma escultura de peixe feita com sucata, desenvolvida para receber tampinhas plásticas que serão destinadas à reciclagem com impacto social.
A ação, que vai até o dia 14 de junho, convida tanto alunos quanto a comunidade em geral a contribuírem com a arrecadação de tampinhas. O material será doado à organização Mais Fraternidade, que converte os recursos obtidos com a reciclagem em projetos sociais, como a compra de alimentos, roupas e itens essenciais para famílias em situação de vulnerabilidade.
A escultura é assinada pela artista plástica Cláudia Cassiano, conhecida por transformar materiais descartados em obras de arte. Formada em Desenho Industrial e Comunicação Visual pela FAAP, Cláudia também atua como mosaicista, oficineira e artesã. “Enquanto construía essa escultura, sentia muita satisfação em cada etapa do processo, não apenas pela beleza do conceito, mas também pelo seu potencial de tocar e sensibilizar as pessoas”, afirma a artista.
Com quase 20 anos de história, a Ecofit adota mais de 45 soluções sustentáveis, incluindo reaproveitamento de água da chuva, uso de energia solar, compostagem, coleta de resíduos especiais (como cápsulas de café, lixo eletrônico, óleo de cozinha e pilhas) e até plantio anual de árvores para compensação de carbono.
“Quem se propõe a promover o bem-estar e qualidade de vida, não pode deixar de refletir sobre o ‘como’ vivemos. Nossa saúde está diretamente ligada ao ecossistema e ao planeta em que vivemos”, destaca Toni Gandra, fundador da Ecofit.
Como participar
A escultura está instalada na parte externa da academia e aberta ao público até o dia 14 de junho. Basta levar tampinhas plásticas até o local:
Ecofit Academia
Rua Cerro Corá, 580 – Alto da Lapa / Perdizes – São Paulo (SP)
Saiba mais em: www.ecofit.com.br
As doações beneficiarão a organização social Mais Fraternidade (@mais_fraternidade).