Agência Envolverde

Encontro discute intersecções e sinergias entre educação e tecnologia

Evento reúne especialistas de educação para debater com gestores de escolas, os limites e desafios da educação para o futuro

Pensar nas tendências e transformações na educação promovidas pelas novas tecnologias motivou a realização do “I Encontro Educacional – Desafios da Educação Transformadora na Era da Digitalização”, que reunirá no próximo dia 25, em São Paulo, importantes nomes do cenário educacional. Promovido pelo Programa Bachillerato España (Programa B.E.), iniciativa espanhola que recentemente estabeleceu sua presença no Brasil, o evento é gratuito, direcionado a gestores e profissionais do segmento, e acontece no Colégio Oshiman, em São Paulo (SP).

Francisco Morales, palestrante principal

O renomado educador Francisco Morales, diretor pedagógico da Sociedade Educacional Guidon e CEO & Founder da Doxa Educacional, em Belo Horizonte (MG), é o responsável pela abertura do encontro. Ele ministrará a palestra “O papel transformador da educação numa sociedade globalizada”, sobre o equilíbrio da educação nas relações humanísticas.

Em relação ao assunto, Morales destaca que “A educação vive hoje dilemas que talvez nunca tenha enfrentado antes. Eles decorrem de condições novas, desafios urgentes e falta de clareza e foco que se instauraram na sociedade em geral e na educação em particular. Isso num mundo globalizado e conectado, em flagrante decadência ambiental e relacional, invadido por novidades e tecnologias supérfluas e voláteis que, muitas vezes, nos atordoam. A cultura digital, a robótica, a inteligência artificial, a biomedicina e a neurociência nos projetam mundos e sociedades novas, alternativas e que nos causam certo desassossego”.

Dentre os questionamentos sobres os quais se debruçará no debate, o palestrante destaca “Como prepararemos, desde já, os nossos estudantes para essa realidade e futuro desafiadores? Qual o perfil, as competências e os valores que os nossos profissionais deverão possuir? Que papel terá a tecnologia nesse processo desafiador e desconhecido? Qual será o futuro do trabalho e das profissões e dos profissionais? Que papel de destaque e relevância caberá, sempre, ao ser humano? Como nos relacionaremos com a natureza, os animas, as coisas e as máquinas?”.

Na sequência será a vez de Felipe Goldschmidt, coordenador do Programa B.E., abordando o tema “Educação global transformadora”. Ele trará uma importante reflexão sobre como a exploração de assuntos sociais e globais do século 21, como a questão da sustentabilidade e que envolve a governança ambiental, social e corporativa, tratados sob a perspectiva local são importantes para a formação dos estudantes.

Para completar as atividades do encontro, a mesa redonda “Limites e desafios da educação para o futuro” reunirá André Condes, vice-diretor do Claretiano Colégio; Sônia Magalhães, diretora Geral da Escola Castanheiras; Paulo Sérgio Araújo, gestor Executivo da Paileia Conexões Acadêmicas e Bruno de Souza, coordenador Pedagógico do Colégio Oshiman. A mediação será conduzida por Francisco Morales.

Para Felipe Goldschmidt, este evento marca um momento crucial para o Programa B.E. e sua expansão pelo Brasil. “Estamos entusiasmados em realizar um encontro que abordará temas que são essenciais na transformação que vem ocorrendo na educação. Tenho certeza que as discussões e trocas de experiências contribuirão para moldar o futuro da educação no Brasil. Estamos confiantes de que o encontro abrirá portas para colaborações e inovações educacionais que beneficiarão estudantes e educadores”, enfatiza.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas no site oficial. Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, a palestra de Francisco Morales e a apresentação de Felipe Goldschmidt serão transmitidas remotamente nas redes sociais do Programa B.E. no Linkedin e no Facebook.

Serviço:

I Encontro Educacional – Desafios da Educação Transformadora na Era da Digitalização
Onde: Colégio Oshiman, Rua Ferdinando Galiani, 80 – Vila Mariana, São Paulo.
Data: 25 de outubro (quarta-feira)
Horário: das 8h30 às 12h
Inscrições gratuitas e mais informações:
https://beprograma.com/i-encontro-educacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress