Opinião

Entrevista com Peter Hill, principal organizador da COP 26, de Glasgow

por Antony Froggatt, Pesquisador Sênior e Subdiretor do Programa de Energia, Meio Ambiente e Recursos – Especial para a Chatham House – 

Peter Hill, o executivo-chefe da equipe do Reino Unido que organizará a cúpula da mudança climática COP26 do próximo ano em Glasgow disse a Antony Froggatt sobre a ambição da Grã-Bretanha de reduzir as emissões de carbono e liderar a busca por um futuro mais verde

Como a pandemia COVID-19 está afetando os preparativos para a COP26 – incluindo as negociações e a apresentação de novas promessas dos países – e quais são os principais desafios logísticos que você está enfrentando?

O COVID-19 está obviamente causando um grande impacto em todo o mundo. Os governos estão compreensivelmente focados na saúde imediata e no bem-estar do público. Esse foi o pano de fundo para as Nações Unidas concordarem em empurrar a cúpula da COP26 deste ano para novembro de 2021. Mas as mudanças climáticas não foram embora e, mesmo nas garras desta pandemia, tudo o que vemos e ouvimos nos diz que o público ao redor o mundo continua preocupado com as mudanças climáticas.

Como todo mundo, nossa capacidade de viajar é restrita. Mas estamos aprendendo a fazer diplomacia de maneira diferente, a usar ‘visitas virtuais’ para ministros e a interagir online. Ministros e funcionários fizeram muito disso nos últimos meses – por exemplo, com o Placencia Ambition Forum, o Petersberg Climate Dialogue e a reunião ministerial UE-China-Canadá sobre Ação Climática. Também estamos descobrindo que o foco e a atenção na recuperação pós-Covid estão crescendo, mesmo enquanto os países lutam contra a pandemia. Este é um elemento absolutamente crítico de nossas discussões com parceiros – o potencial de garantir que níveis significativos de investimento impulsionem indústrias limpas e reduzam as emissões. E, apesar dos desafios, alguns países já apresentaram promessas de emissões mais ambiciosas – a Jamaica dobrou a ambição de sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC).

O adiamento da COP26 deve ser frustrante, mas que oportunidades o atraso traz para as negociações climáticas?

O atraso foi realmente frustrante, mas necessário. À medida que os pensamentos se voltam para a recuperação, muitos países estão percebendo os múltiplos benefícios de uma recuperação econômica verde: novas indústrias preparadas para o futuro, empregos verdes, menos problemas de saúde devido à redução da poluição do ar e menores emissões.

A forma como os países se recuperam da Covid será fundamental para a COP26 no próximo ano. A recuperação econômica baseada, por exemplo, em infraestrutura resiliente ao clima, energia renovável, veículos com mais emissões zero e energia a hidrogênio pode permitir que os países apresentem NDCs mais ambiciosos do que de outra forma. Para as negociações, o atraso traz desafios específicos, inclusive como reorganizar um processo multilateral e manter o ímpeto em um momento de tantas incertezas. Mas temos sido realmente encorajados pelo compromisso das partes e da UNFCCC – a convenção-quadro das Nações Unidas sobre mudança climática – de maximizar o progresso e minimizar a interrupção. Podemos ter mais tempo, mas precisamos usar esse tempo da forma mais eficaz possível para que possamos resolver os elementos pendentes do livro de regras do Acordo de Paris,

Qual seria um bom resultado para a COP26? Você acha que as promessas combinadas do NDC das partes individuais, a serem atualizadas este ano, podem permitir que as emissões sejam restringidas para manter um aumento de temperatura abaixo de 1,5 ° C?

Como presidentes da COP26, somos guardiões do Acordo de Paris e da Convenção das Nações Unidas, portanto, temos que avançar em todas as frentes. Isso significa passos para alcançar os objetivos de redução de carbono, apoiando a adaptação e resiliência dos países, mobilizando o financiamento necessário para cumprir isso, bem como uma série de outros caminhos de negociação.

Além disso, queremos ver o progresso na ecologização das finanças para acelerar a transição energética e a mudança para veículos com emissões zero e, simultaneamente, para enfrentar as crises climáticas e de biodiversidade.

Sabemos que o alongamento para chegar a 1,5 grau é significativo – uma lacuna de cerca de 29 gigatoneladas de carbono – o que significa acelerar o ritmo de ação várias vezes. Glasgow deve ser um salto à frente, definindo a trajetória para os próximos cinco anos e além, mas uma cúpula não nos levará até o fim do caminho. Vejo a oportunidade da COP26 de demonstrar que o mundo está determinado a acelerar a mudança para uma economia de carbono zero.

Os Estados Unidos notificaram a retirada do acordo de Paris em 2017. Que efeito isso teve na mitigação das mudanças climáticas?

Lembro-me de perguntas na época em que os EUA anunciaram que estavam se retirando sobre se o Acordo de Paris sobreviveria. A resposta clara é que o resto do mundo continua comprometido e essa posição não mudou. Na economia real, o progresso continua nos EUA, impulsionado em parte por estados individuais se comprometendo com metas zero líquidas, empresas fazendo o mesmo e o carvão vacilando. Globalmente, a economia subjacente da energia eólica, solar, veículos elétricos e armazenamento de bateria mudou significativamente, apesar dos Estados Unidos sinalizarem sua saída.

O quinto aniversário do acordo de Paris cai em dezembro. O que você consideraria ser sua principal conquista desde 2015?

Este é um quadro internacional sobre um assunto complexo que continua a evoluir, mas que resistiu ao teste durante alguns anos difíceis. Em um curto espaço de tempo, o Acordo de Paris tornou-se um importante elemento do sistema internacional. Isso em si é uma grande conquista.

Também deu voz àqueles que são vulneráveis ​​às mudanças climáticas e transmitiu uma mensagem importante ao setor privado de que os governos estão comprometidos com o combate às mudanças climáticas. Isso permitiu que o setor privado avançasse – sem dúvida, para avançar aos governos.

Crucialmente, também deixou claro que não podemos simplesmente aceitar um limite de 2 ° C para o aumento da temperatura, mas devemos ‘buscar esforços’ para 1,5 ° C, o que nos dá um prazo urgente para atingir emissões líquidas zero.

O que precisa acontecer para produzir um bom resultado? Existem fatores-chave de sucesso?

Claramente, precisamos que os principais emissores se comprometam a reduzir significativamente suas emissões por meio de seus NDCs. Precisamos de uma mudança radical nos níveis e no acesso ao financiamento climático.

Precisamos que aqueles que são mais afetados pelas mudanças climáticas estejam na vanguarda das políticas e ações, identificando maneiras novas e inovadoras de se adaptar e construir resiliência às mudanças climáticas. Também queremos ver compromissos de longo prazo para alcançar emissões líquidas zero. No dia seguinte ao encerramento da cúpula, a jornada para economias com emissão zero de carbono deveria ter mudado várias marchas.

Deixando os desafios do cornonavírus de lado, eu gostaria que pessoas de todas as esferas da vida em todo o mundo tivessem a oportunidade de se envolver nessas discussões, que são de extrema importância. Para fazer a mudança que precisamos para enfrentar as mudanças climáticas, precisamos que o processo e o evento sejam inclusivos – onde os mais afetados estão na frente e no centro.

Como você está incentivando os pacotes de estímulo COVID-19 a serem compatíveis com a COP26? Você vê algum país como um exemplo brilhante?

Os próximos dez anos são críticos para chegar a emissões líquidas zero até 2050. Não se trata de tecnologias de céu azul. O progresso é, acima de tudo, impulsionar a queda no custo de tecnologias testadas e comprovadas.

O rescaldo da crise financeira de 2008 mostrou a importância da recuperação para a trajetória das emissões de dióxido de carbono. Precisamos voltar de uma forma sustentável que leve a um futuro com zero carbono – com todos os empregos que essa meta traz – e não dobrar os ativos que podem rapidamente se tornar um passivo.

Ainda estamos no início, mas vimos alguns passos positivos. A Grã-Bretanha anunciou £ 3 bilhões em subsídios do governo para melhorar a eficiência energética de residências e edifícios do setor público. Outros países europeus, incluindo Alemanha e França, apresentaram pacotes de investimentos verdes de vários bilhões de euros. A ‘recuperação limpa e verde’ tem sido uma mensagem central do primeiro-ministro e do presidente da COP26, Alok Sharma, o secretário de negócios, e acompanha todos os nossos esforços diplomáticos.

Grã-Bretanha e Itália, como co-anfitriões da COP26, vão alavancar suas presidências do G7 e G20 no próximo ano para aumentar as perspectivas de uma COP de Glasgow bem-sucedida? Se sim, como?

Sim, estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros italianos para garantir que tenhamos uma abordagem coerente do G7 e do G20 em 2021, que promova nossos objetivos comuns sobre o clima. Sei que ambos queremos que os líderes defendam uma recuperação verde e resiliente – que reduza as emissões mais rapidamente, nos torna mais resilientes às mudanças que não podemos evitar e incentiva uma mudança radical nas finanças públicas e privadas que fluem para os investimentos climáticos.

Desde o Acordo de Paris, houve uma queda significativa no custo da energia solar e eólica e, em um grau mais limitado, das baterias. Que impacto isso tem no aumento da ambição dos PADs e quais tecnologias devemos procurar ter um efeito semelhante daqui a cinco anos?

Os países estão cada vez mais reconhecendo que há uma enorme oportunidade de abandonar os sistemas de energia poluentes. Mas ainda temos um caminho a percorrer e precisamos garantir que isso seja transmitido aos NDCs que se comprometem com cortes de emissões mais ambiciosos.

Os próximos dez anos são críticos para obter emissões líquidas zero até 2050. O custo das baterias continuará a diminuir, a produção de hidrogênio ficará mais barata e veremos novas maneiras de fornecer energia a navios e aviões. À medida que a energia e o transporte são eletrificados, os dados estão se tornando cada vez mais vitais, por exemplo, no gerenciamento da demanda e do fornecimento na expansão das redes de eletricidade ou na identificação de onde o desmatamento está acontecendo. Não se trata de tecnologias de céu azul. O progresso é, acima de tudo, impulsionar a queda no custo de tecnologias testadas e comprovadas.

Qual política climática doméstica do Reino Unido você acha que é a mais eficaz e existem medidas adicionais que a Grã-Bretanha pode tomar antes da COP26 para dar um bom exemplo?

Eu poderia apontar muitas coisas, mas, correndo o risco de soar como um burocrata, eu diria que a política e a estrutura regulatória.

A Lei de Mudanças Climáticas de 2008 forneceu uma base legislativa sólida e um modelo para outros países recorrerem, se quiserem. A definição de orçamentos de carbono; um órgão independente, o Comitê de Mudanças Climáticas, para nos manter no caminho certo; em seguida, o compromisso em 2019 de alcançar emissões líquidas zero até 2050. A lei também exige que o governo publique uma Avaliação de Risco de Mudança Climática a cada cinco anos, portanto, mitigação e adaptação foram incorporadas desde o início. Em termos de políticas específicas, os ‘Contratos por Diferença’ deram ao mercado um papel crucial a desempenhar na construção de parques eólicos offshore por meio de leilões competitivos que levaram a quedas dramáticas nos custos. Nosso compromisso com a eliminação do carvão fez com que a geração de energia a carvão caísse para cerca de apenas 2 por cento em 2019.

Olhando para o futuro, o governo está considerando uma data de eliminação mais rápida para os motores de combustão interna e considerando a devida diligência em nossas cadeias de fornecimento de produtos como madeira. O primeiro-ministro também disse recentemente que fará um anúncio abrangente sobre os planos zero líquido do Reino Unido nas próximas semanas.

Vimos durante a eleição e a pandemia COVID-19 que o governo favorece mensagens curtas para se comunicar com o público – ‘Faça o Brexit’, ‘Proteja o NHS’. Que mensagem de três palavras você daria para a COP26?

Nisso, você terá que esperar para ver …

(Chatham House)