Sociedade

Especialista lista 9 ideias para aplicar e ter um condomínio sustentável

Fernando Willrich, diretor vice-presidente da BRCondos, acredita que por meio de diálogos e debates entre todos os moradores é possível criar regras que todos deverão seguir

 De acordo com o Sindicato da Habitação (SECOVI SP) existem cerca de 200 mil condomínios no país e mais de 68 milhões de brasileiros vivendo nesses locais.

O tema de sustentabilidade aparece cada vez mais nas rodas de conversa e, também, precisa ser abordado nas reuniões de condomínio, mas ele pode ser um assunto polêmico, pois são muitas ideias e opiniões divergentes a respeito do assunto, onde alguns julgam ser bobagem e outros defendem com todas as forças possíveis.

A busca pelo equilíbrio e capacidade de manter os recursos naturais do planeta de maneira sustentável, sem provocar escassez ou esgotamento para as próximas gerações, é uma preocupação constante. Por isso, tem se falado cada vez mais em condomínios sustentáveis.

“Atualmente, é extremamente necessário encontrar um meio termo para debater sustentabilidade, não pensando apenas no meio ambiente, mas também, nos valores do condomínio, pois promover ações sustentáveis ajudam a diminuir os gastos financeiros”, explica Fernando Willrich, diretor vice-presidente da BRCondos, rede de administradoras de condomínios do Brasil.

Pensando em ajudar os moradores de condomínios a aplicarem medidas mais sustentáveis em seus locais de moradia, o vice-presidente da BRCondos listou 9 dicas de ações que são possíveis de fazer em todos os condomínios e, além de ajudar o meio ambiente, ainda economizar um bom dinheiro. Confira.

1 – Substituição de lâmpadas incandescentes por LED

Segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) as lâmpadas LED economizam até 90% de energia em relação às lâmpadas incandescentes (quentes).

2 – Reutilizar água da chuva

Para a limpeza de jardins, calçadas e partes comuns do condomínio.

3 – Horta Comunitária

Permite produzir alimentos frescos e livres de agrotóxicos. Como são intensivas em mão de obra, os moradores podem dividir as tarefas para ter uma horta bem, ou seja, cada um fica com uma atividade e no final todos podem usufruir dos alimentos.

4 – Uso correto de equipamentos e instalações

O uso correto de equipamentos e instalações faz parte da chamada “economia inteligente”, que quase não exige investimentos e é responsável pela redução de gastos desnecessários.

5 – Iluminação com sensores de presença

A iluminação com sensores de presença é o sistema que acende a luz apenas quando o sensor indica a presença de alguma pessoa, assim economizando energia.

6 – Sistema de elevadores inteligentes

O sistema de elevadores inteligentes tem como principal benefício economizar energia e otimizar o transporte dos moradores. Este sistema é capaz até de identificar horários de pico, eventos repetidos e andares mais movimentados.

7 – Telhados verdes

Os telhados verdes são florestas urbanas que são tendência para o futuro, inclusive para serem incluídos na legislação do Brasil. Os telhados e paredes verdes amenizam a temperatura no interior do ambiente, diminuindo os gastos com ar condicionado.

8 – Ações de doação e/ou trocas

Sabe aquela calça jeans que não cabe mais? Aquele brinquedo que seu filho largou de lado ou o tênis que não serve? Doe para outro morador ou troque por algo que ele também não usa mais e que é do seu interesse. Existe uma pesquisa que diz que se aquela roupa tem mais de um ano e você não usa, provavelmente nunca mais vai usar. Só lembre de doar coisas usáveis. O que estiver quebrado (e sem possibilidade de conserto) deve ser destinado para a reciclagem.

9 – Coleta seletiva e reciclagem

Não existe nada pior e mais anti-higiênico do que um condomínio que não descarta corretamente o seu lixo. Normalmente os síndicos são os responsáveis por estabelecer um espaço apropriado para que os moradores coloquem seus resíduos de maneira organizada, separando em categorias como metal, papel, vidro e material orgânico. Uma ideia interessante é contratar empresas específicas do ramo de coleta seletiva para que possam implantar o sistema no condomínio. Essas empresas orientam todo o trabalho, desde a separação até a coleta e ainda realizam diagnósticos e certificados de destinação correta.

Sobre a BRCondos S/A:

A BRCondos foi fundada em Joinville, Santa Catarina, em 2013 e atua no modelo de franchising. Atualmente tem mais de 100 unidades no Brasil, atendendo cerca de 2.000 em mais de 150 cidades. Os sócios fundadores da companhia vieram do mercado de tecnologia e gestão empresarial, ex-donos da Microvix Software vendida para a Linx em 2011. A empresa desenvolveu um modelo de administração de condomínios totalmente inovador e baseado em tecnologia. Através de uma plataforma online, todas as unidades da empresa e os clientes são conectados com a Central de Processamento (BPO) que fica em Joinville. O modelo que usa automação de processos em escala proporciona uma redução de custos muito relevante e inclusive viabiliza a conversão de administradoras tradicionais em franquias da marca, com melhoria da qualidade de atendimento e ampliação da oferta de produtos e serviços. Para saber mais, acesse o site.

#Envolverde