ODS15

Estudo revela que a desmatamento da Floresta Amazônica é uma preocupação mundial

 Recente pesquisa de opinião pública da GlobeScan mostra que mais de metade das pessoas em todo o mundo concordam que o desmatamento da floresta amazônica é um problema muito grave. Segundo o levantamento, as pessoas estão mais preocupadas com a questão do que com outros problemas mundiais, tais como o acesso aos cuidados de saúde e o desemprego.

A pesquisa ouviu mais de 30 mil pessoas em 31 países, incluindo o Brasil e foi realizado nos meses de junho e julho de 2021. Aproximadamente 1.000 pessoas em cada país participaram do estudo global que lhes perguntou sobre as suas atitudes, opiniões e comportamentos em torno das alterações climáticas e do ambiente.
Os resultados mostram que os latino-americanos e europeus são os mais preocupados com o desmatamento na região, enquanto a questão é menos preocupante para os asiáticos. Todos os cinco países latino-americanos incluídos no estudo – Argentina, Brasil, Colômbia, México e Peru – estão entre os mais preocupados com cenário de desmatamento. Na Colômbia, 84% dizem que é uma questão muito grave, enquanto no Brasil, o índice é de 73%. Em todas as regiões do Brasil, os ouvidos expressaram elevados níveis de preocupação com a floresta.
No Brasil, o recorte para diferentes demografias mostrou que as gerações mais jovens, mulheres e populações com menores rendimentos estão entre os mais preocupados com a Amazônia. A nível global, as diferenças demográficas são menos visíveis.
“As pessoas estão claramente muito preocupadas com o estado da floresta amazônica. Qualquer organização que trabalhe para proteger a o bioma encontrará apoio global significativo para o fazer”, afirma Chris Coulter, CEO da GlobeScan.

Reconhecida como um dos atores empresariais mais ativos na conservação da Amazônia, a Natura tem desenvolvido alternativas econômicas sustentáveis para a região nos últimos 20 anos. Atualmente, o modelo de negócios da marca contribui para a conservação de mais de dois milhões de hectares de floresta. Para 2030, o objetivo é chegar a três milhões de hectares, ampliando parcerias com comunidades agroextrativistas de 33 para 40 e com maior uso de bioingredientes vindos da floresta.
O Programa Natura Amazônia foi ainda responsável por movimentar mais de R$ 2.1 bilhões de reais em volume de negócios na região, o dobro da previsão desde o seu lançamento em 2011. A iniciativa foi concebida para transformar os desafios socioambientais em oportunidades de negócio, ajudando a melhorar a qualidade de vida e a promover a conservação da floresta em pé.

Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura comentou que “a floresta está prestes a atingir um ponto de inflexão pelo desmatamento, por isso, é urgente fomentar esforços coletivos para barrar o desmatamento na Amazónia até 2025”. Para Andrea, a meta é ambiciosa, mas ainda possível de atingir. “Entre outros pontos, estamos atentos a opções de crédito que nos permitirão oferecer diferentes processos de produção para áreas que foram degradadas”.

Sobre GlobeScan

A GlobeScan é uma empresa internacional de consultoria que trabalha na intersecção do propósito da marca, sustentabilidade e confiança. Estabelecemos parcerias com empresas líderes, ONGs, e organizações governamentais para fornecer insights que orientam a tomada de decisões e constroem estratégias que contribuem para um mundo sustentável e equitativo. Estabelecidos em 1987, temos escritórios na Cidade do Cabo, Hong Kong, Londres, Mumbai, Paris, São Francisco, São Paulo e Toronto. A GlobeScan é participante do Pacto Global da ONU e uma Corporação B Certificada.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”.
#Envolverde