Sociedade

Fundação Lemann e Instituto Gesto lançam programa para reduzir desigualdades educacionais na região amazônica

Em parceria com Secretarias Municipais, o programa “Plantar Educação” pretende promover a conservação das florestas da Amazônia por meio do avanço do desempenho educacional integral;

Pensando na importância da floresta amazônica para a biodiversidade e o clima do mundo inteiro, e no papel de centenas de povos indígenas e comunidades tradicionais em guardar e proteger o território, a Fundação Lemann e o Instituto Gesto, com cofinanciamento da CLUA (Climate and Land Use Alliance), lançam o “Plantar Educação”, programa educacional com DNA da Amazônia e da sustentabilidade, cujo foco é melhorar os indicadores de educação da região com o desenvolvimento integral dos estudantes.

Para começar a implementação do Plantar, estão sendo selecionadas secretarias municipais de educação da região, que, após um diagnóstico realizado em conjunto com os profissionais das redes, passarão por todos os eixos do programa durante aproximadamente quatro anos. Os eixos são os seguintes:

Gestão Pedagógica e Administrativa

Fortalecimento da gestão pedagógica, administrativa e financeira das redes, garantindo um sistema coerente de ensino que considere o desenvolvimento integral dos estudantes e professores e esteja conectado à sua realidade local. Algumas das políticas fomentadas pelo programa são: currículo e planejamento de aulas, formação de professores, sistema de avaliação, gestão informatizada de dados, diagnóstico financeiro e apoio ao cumprimento da legislação na execução orçamentária.

Desenvolvimento Profissional

Formação para secretários, lideranças, técnicos, gestores escolares e professores em didáticas específicas, gestão estratégica e gestão escolar.

Educação para Sustentabilidade

Engajamento da comunidade escolar na pauta de sustentabilidade por meio de um currículo amazônico, intersetorialidade da gestão pública com organizações privadas e da sociedade civil e articulação com iniciativas de geração de emprego e renda baseadas na preservação da floresta.

“A Amazônia Legal apresenta os piores índices educacionais do Brasil. Acreditamos que políticas de qualidade empoderam as populações locais para promoverem meios de vida sustentáveis a partir de suas próprias culturas e experiências. Educação na floresta é o melhor jeito de cuidar das gentes que cuidam do meio ambiente”, afirma Katia Schweickardt, consultora especialista do programa e ex-secretária municipal de Educação de Manaus.

“A Fundação Lemann acredita em uma educação inclusiva e de qualidade para todos e todas. A escalabilidade desse tipo de projeto é uma característica essencial para chegar em cada vez mais territórios, impactando uma transformação profunda no Brasil”, afirma Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Para Daniela Lerda, diretora da CLUA Brasil, o futuro da Amazônia está nas mãos dos jovens, incluindo os indígenas, quilombolas, e outras populações tradicionais que protegem a floresta. “Comunidade rurais, particularmente na Amazônia, estão buscando apoio para o seu desenvolvimento socioeconômico e acesso a oportunidades educacionais para proteger seus territórios, culturas e conhecimento tradicional. Investindo em uma educação com equidade, o Plantar está contribuindo para a construção de meios de subsistência locais e apoiando comunidades a protegerem suas florestas, terras e culturas”, destaca.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Saiba mais clicando aqui.

Siga-nos nas redes: TwitterInstagramFacebook LinkedIn

Sobre o Instituto Gesto

O Instituto Gesto é uma organização sem fins lucrativos, criada com o apoio da Fundação Lemann, a partir de uma evolução do programa Formar, para atender à demanda crescente de aprimoramento da gestão pública nos municípios e estados brasileiros. Para gerar transformação social e melhorar a vida das pessoas, o Instituto foca no aprimoramento da gestão pública, desenvolvendo e gerenciando programas de fortalecimento e otimização da atuação dos servidores públicos.

Siga-nos nas redes: Instagram e LinkedIn

Sobre a CLUA (Climate and Land Use Alliance)

A CLUA busca potencializar as florestas e o uso da terra para mitigar as mudanças climáticas, beneficiar as pessoas e proteger o meio ambiente.

#Envolverde