Economia

Fundador do Fórum de Davos cobra responsabilidade e metas climáticas para empresas

O fundador e diretor executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, publica hoje um artigo (leia a íntegra) pedindo aos participantes que se comprometam a reduzir a zero as emissões de gases de efeito estufa até 2050 ou antes.

  • A mudança climática é um tópico importante em Davos 2020.
  • Os líderes de algumas das maiores empresas do mundo estarão lá.
  • O anfitrião da Summit convida todos eles a estabelecer a meta de 2050 de emissões líquidas zero.

Todas as empresas que vieram para Davos foram convidadas a se comprometerem a atingir zero emissões de carbono até 2050 ou antes.

Em uma carta enviada aos líderes da empresa a caminho da cúpula na Suíça, Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do fórum, e os chefes do Bank of America e da Royal DSM, dizem que a reunião deste ano é uma oportunidade perfeita para mostrar liderança no clima mudança.

Enquanto o mundo continua a aquecer, as emissões de gases de efeito estufa continuam a aumentar em 1,5% ao ano, enquanto elas precisam cair de 3 a 6% ao ano entre agora e 2030, para limitar o aquecimento global a 1,5-2 ° C, segundo ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas .

A ação climática será um tema-chave da reunião deste ano, com o título de uma sessão colocando o desafio abruptamente: Evitando um apocalipse climático .

Caminhos globais de emissões líquidas de CO2
Zero líquido – o caminho é claro, mas não é fácil – Imagem: Fórum Econômico Mundial / Boston Consulting Group

Este é o texto completo da carta enviada aos participantes de Davos:

Agindo sobre as mudanças climáticas

Prezado participante da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial de 2020

A oportunidade e a necessidade de empresas e investidores mostrarem liderança nas mudanças climáticas são mais eminentes do que nunca.

O compromisso de ajudar a lidar com a questão urgente da mudança climática também está alinhado com o imperativo das partes interessadas do Manifesto de Davos de 2020 e com o tema da 50a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial: Partes interessadas para um mundo coeso e sustentável.

Conseqüentemente, como líder de uma das principais empresas globais do mundo e um parceiro valioso do Fórum Econômico Mundial, recomendamos que você use a oportunidade de sua participação futura para se comprometer a agir sobre as mudanças climáticas .

Se ainda não o fez, convidamos você a definir uma meta para atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 ou mais cedo. Uma breve nota a esta carta fornece algumas opções para ajudá-lo nesse sentido.

Esta iniciativa será abordada em várias reuniões da comunidade que ocorrem na reunião anual.

Esperamos ansiosamente que a Reunião Anual 2020 seja um momento decisivo para as ações empresariais sobre as mudanças climáticas e agradecemos antecipadamente por sua consideração e liderança em ajudar o mundo a resolver esse problema global urgente.

Atenciosamente,

Brian Moynihan, Presidente e CEO do Bank of America, Presidente do Fórum Econômico Mundial do Conselho Internacional de Negócios 2019-2020

Feike Sybesma, CEO e Presidente do Conselho, Royal DSM, Membro do Conselho de Administração do Fórum Econômico Mundial; Presidente das Iniciativas Climáticas e Sustentáveis ​​do Fórum Econômico Mundial

Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial

Em uma nota anexa, os autores da carta recomendam que as empresas relatem publicamente suas emissões de gases de efeito estufa e divulguem seus riscos e impactos financeiros relacionados ao clima. Eles também sugerem que as empresas “consideram a inclusão de uma meta de marco para 2030”.

O que o Fórum Econômico Mundial está fazendo sobre as mudanças climáticas?

A mudança climática representa uma ameaça urgente que exige ação decisiva. Comunidades em todo o mundo já estão experimentando um aumento no impacto climático, desde secas a inundações até o aumento do mar. O Relatório Global de Riscos do Fórum Econômico Mundial continua a classificar essas ameaças ambientais no topo da lista.

Para limitar o aumento da temperatura global para bem abaixo de 2 ° C e o mais próximo possível de 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais, é essencial que as empresas, os formuladores de políticas e a sociedade civil promovam ações climáticas abrangentes de curto e longo prazo em alinhados com os objetivos do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas.

Isso inclui a Alliance of CEO Climate Leaders, uma rede global de líderes de negócios de várias indústrias que desenvolve soluções econômicas para a transição para uma economia de baixo carbono e resiliente ao clima. Os CEOs usam sua posição e influência com os formuladores de políticas e parceiros corporativos para acelerar a transição e obter os benefícios econômicos de proporcionar um clima mais seguro.

Você pode acompanhar todas as sessões de Davos aqui e acompanhar a reunião nas mídias sociais usando a hashtag # WEF20. Os destaques sobre o meio ambiente aparecerão aqui . E você pode enviar suas próprias idéias sobre como salvar o planeta – e seis outras maneiras de tornar o mundo um lugar mais justo – aqui .