Sociedade

Habitat III renova "compromisso político" sobre urbanização sustentável

Avaliação é de representante da ONU-Habitat no Brasil; Rayne Ferretti falou com a Rádio ONU, do Rio de Janeiro, nas vésperas da conferência, que começa nesta segunda-feira em Quito, Equador.

Por Laura Gelbert, enviada especial da Rádio ONU a Quito –

Cidade de Busan, República da Coreia. Foto: ONU/Kibae Park
Cidade de Busan, República da Coreia. Foto: ONU/Kibae Park

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, conhecida como Habitat III, começa nesta segunda-feira em Quito com objetivo de “renovar o compromisso político” na área.

Do Rio de Janeiro, nas vésperas da aberturado encontro, a oficial nacional do Programa da ONU para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, Rayne Ferretti, falou à Rádio ONU sobre as expectativas da agência para a Habitat III, incluindo a aprovação da Nova Agenda Urbana.

Expectativa

“Essa Nova Agenda Urbana é que vai orientar a urbanização sustentável pelas próximas duas décadas, certamente é uma oportunidade única para todos que discutem o desenvolvimento urbano territorial sustentável. O principal objetivo da conferência é renovar o compromisso político em termos de desenvolvimento urbano sustentável.
Além disso, a Habitat III busca analisar os avanços até o presente momento e definir as prioridades urbanas globais para os próximos 20 anos e identificar e trabalhar com desafios persistentes.”

Países lusófonos

A especialista mencionou ainda o trabalho na “identificação e em como lidar com novos desafios”.
Rayne Ferretti citou também a preparação para a conferência mundial.

“Ela teve um processo preparatório muito rico, de elaboração de documentos temáticos. Foram 22 documentos temáticos, 10 que foram elaborados pelas agências do sistema ONU, depois 10 documentos de políticas que foram elaborados por grupos de especialistas internacionais. A equipe do Brasil do ONU-Habitat traduziu toda essa documentação, todo esse material, ou seja, os 22 documentos temáticos e os 10 documentos de políticas para o português. É uma maneira que o ONU-Habitat encontrou para colaborar com os países lusófonos.”

As traduções para o português, segundo ela, estão na página oficial da Habitat III.

Acompanhe a cobertura da Rádio ONU na Habitat III. (Rádio ONU/ #Envolverde)

* Publicado originalmente no site da Rádio ONU.