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HEINEKEN Brasil apresenta resultados de suas iniciativas para redução de consumo energético

8904-I-Heineken_internaEm comemoração à semana do Meio Ambiente, companhia expõe práticas que a ajudaram a ter mais eficiência nos processos produtivos, e então reduzir suas emissões de CO2

São Paulo, junho de 2015 – A sustentabilidade está no foco de todas as operações mundiais da Cervejaria HEINEKEN. Para isso, a companhia desenvolveu o ‘Brewing a Better World’, plataforma, estratégica de sustentabilidade de longo prazo e uma prioridade operacional chave para o negócio. Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, a HEINEKEN Brasil anuncia resultados muito positivos dentro do pilar destinado à redução das emissões de CO2. A subsidiária brasileira vem desenvolvendo ações e boas práticas sustentáveis ao longo do último ano por meio de políticas, programas e investimentos e registrando grandes avanços neste desafio.

Nos últimos quatro anos, a HEINEKEN Brasil conseguiu reduzir o consumo de energia elétrica em 7%, o que representa o consumo anual médio de 7 mil casas populares. A estimativa para 2015 é que este número chegue a 14%. Quando se fala em energia térmica, a redução foi de 8%, o equivalente, para a operação da HEINEKEN, um caminhão indo e voltando, de ponta a ponta no Brasil, 1.827 vezes. Para este ano, espera-se alcançar a casa dos 10%.

De acordo com Adriano Villas Boas, diretor de Engenharia da HEINEKEN Brasil, “o trabalho de gestão do consumo está focado principalmente na implantação de melhoria de processos em todas as cervejarias, buscando aumentar a eficiência dos equipamentos e reduzir perdas de energia”.

Cada cervejaria da HEINEKEN Brasil desenvolveu iniciativas de isolamento nos equipamentos para diminuir a perda de calor no processo de fabricação da cerveja, o que foi responsável pela economia no consumo de energia térmica. As linhas de envase e compressores também passaram por reformulações para reduzir o consumo de energia elétrica e, consequentemente, as emissões de CO2.

As plantas de Gravataí, Araraquara e Jacareí, por exemplo, passaram a utilizar fontes de energias alternativas como biomassa, hidroeletricidade e eólica, ou seja, a companhia reduz, de forma relevante, o uso de geradores a diesel e passa a utilizar uma combinação de energias limpas e alternativas, que resultaram da redução das emissões de gases de efeito estufa.

Em 2014, a Cervejaria de Gravataí substituiu o uso de óleo BPF (baixo ponto de fusão) na caldeira por gás natural. Com essa ação, a companhia passar a ter quase 100% de sua operação utilizando energias mais adequadas ao meio ambiente. Já a Cervejaria de Ponta Grossa passou a utilizar o biogás oriundo do processo como combustível na geração de vapor. Essa ação reduz o consumo de energia não renovável na empresa e em nosso País.

Em Araraquara, especificamente, a companhia passou a utilizar biomassa em seu processo produtivo, substituindo o óleo BPF (derivado de petróleo) no ano passado. Em 2015 e 2016 a companhia dará início a um projeto de implantação de duas novas usinas de biomassa próprias que possibilitarão a substituição de gás natural por cavaco de madeira.

Para João Rodrigues, gerente de Meio Ambiente e Segurança da HEINEKEN Brasil, “a HEINEKEN conquistou resultados muito positivos no último ano e isso vem motivando toda a companhia a se empenhar em nossos próximos passos. Esforço e colaboração contam muito quando o assunto é a preservação de recursos e o cuidado com o meio ambiente”.

Sobre a HEINEKEN Brasil

A HEINEKEN Brasil chegou ao país em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2 mil empregos e possui sete cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM). Com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros, são produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Heineken, Desperados, Sol, Kaiser, Kaiser Radler, Bavaria, Bavaria Premium, Bavaria Sem Álcool, Xingu, Amstel, Gold. A companhia importa ainda as marcas, Dos Equis, do México, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria e Murphy’s Irish Stout, da Irlanda. Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A HEINEKEN International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. HEINEKEN opera 165 cervejarias em mais de 70 países.