Noticias

iFood e XPRIZE se unem para avançar na inovação em embalagens sustentáveis

O objetivo é arrecadar US$ 20 milhões de fundos em conjunto para uma competição de desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, flexíveis e de base biológica

O iFood, maior foodtech da América Latina, e a XPRIZE, líder em competições de prêmios para acelerar avanços que beneficiam a humanidade, formalizam parceria para arrecadar US$ 20 milhões e realizar uma competição que estimulará inovações para o desenvolvimento de uma embalagem circular de alimentos para reduzir o impacto ambiental.

O concurso de embalagens circulares para alimentos será focado na pesquisa e desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, flexíveis e de base biológica, como sacolas plásticas e filmes PVC. As propostas devem ser sustentáveis em grande escala, seguros para o consumo humano e para o ambiente.

O prêmio total será de US$ 10 milhões para as equipes selecionadas por juízes terceiros com base nas diretrizes do prêmio. O primeiro colocado receberá US$ 6 milhões, o segundo US$ 2 milhões e o terceiro US$ 1 milhão. Além disso, também será concedido US$ 1 milhão para os Milestone Prizes – prêmios concedidos para apoiar soluções de dimensionamento aos participantes que cumpriram metas ao longo da competição.

O iFood, como investidor desta competição de desenvolvimento tecnológico XPRIZE, também buscará atrair empresas, para que possam investir, juntos, US$ 20 milhões para viabilizar a concorrência para a busca de projetos inovadores de embalagens sustentáveis, Além disso, desde julho de 2021, o CEO do iFood, Fabrício Bloisi, integra o conselho de inovação da XPRIZE e colabora para a criação de um futuro mais promissor para a humanidade.

“Hoje, muitas empresas já perceberam e outras começam a perceber que devem desempenhar um papel além de seus negócios, atuando diretamente na solução de problemas globais. Portanto, a agenda ESG tem sido e será cada vez mais abordada. Essa é uma das razões pelas quais estamos investindo na XPRIZE e difundindo seu conhecimento no Brasil. Entre tantas soluções que essa organização possibilitou, como a ZZAPPMALARIA – que usa Inteligência Artificial para erradicar a malária – precisamos estimular as empresas a investir no próximo desafio, além de incentivar que universidades e startups brasileiras se inscrevam na competição, para o Brasil fazer parte da liderança no desenvolvimento de projetos de pesquisa que vai ajudar a reduzir o uso de plástico e garantir um futuro mais promissor para o nosso meio ambiente”, explica Fabrício Bloisi, CEO do iFood e membro do conselho de inovação da XPRIZE.

“Só a inovação possibilita a criação de soluções para diminuir o impacto das empresas no meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Nos unimos com a XPRIZE porque é um player importante nesse cenário. Além disso, temos o desejo de acompanhar de perto o desenvolvimento de soluções sustentáveis que possam ser replicadas em larga escala para todo o mundo”, comenta João Barreto, diretor de planejamento e sustentabilidade do iFood.

Essa parceria é um dos esforços do iFood Regenera, plano de impacto ambiental positivo da empresa, que busca erradicar a poluição plástica de suas operações de entrega e torná-la neutra em emissão de carbono até 2025. A foodtech também conta com projetos relevantes para as áreas de inclusão alimentar e educação.

“O modelo XPRIZE de inovação de crowdsourcing é considerado extremamente relevante por aumentar o acesso a tecnologias exponenciais e democratizar a capacidade de qualquer pessoa para resolver os problemas mais urgentes do planeta”, finaliza Anousheh Ansari, CEO da XPRIZE.

Sobre XPRIZE

XPRIZE é um movimento global para o futuro que oferece avanços verdadeiramente radicais para buscar benefícios para a humanidade. A XPRIZE inspira e capacita uma comunidade global de solucionadores de problemas para impactar positivamente nosso mundo através de soluções de crowdsourcing, por meio de competições em larga escala, enfrentando os maiores desafios do mundo em exploração, meio ambiente e equidade humana. As competições ativas são: XPRIZE Carbon Removal de US$ 100 milhões com Elon Musk, XPRIZE Feed the Next Billion de US$ 15 milhões, XPRIZE Rainforest de US$ 10 milhões, XPRIZE Avatar ANA de US$ 10 milhões, XPRIZE Rapid Reskilling de US$ 5 milhões e Desafio de aprendizado digital de US$ 1 milhão.

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.

#Envolverde