Noticias

Instituto Humanitas 360 e Fundação FHC promovem Webinar - Empreendedorismo negro: oportunidade ou subemprego?

Webinar online e gratuito contará com a presença de Adriana Barbosa, da Feira Preta, Moisés Nascimento, do Itaú Unibanco, e Preto Zezé, da Central Única das Favelas (CUFA)

O Instituto Humanistas 360 e a Fundação FHC realizam, na próxima terça-feira, dia 17 de agosto, às 11h, o Webinar – Empreendedorismo negro: oportunidade ou subemprego?, evento online e gratuito que debaterá as condições em que se dá o empreendedorismo negro no Brasil, país em que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56% da população se declara negra ou parda.

A proposta do encontro é entender as raízes deste cenário, uma vez que empreendedoras e empreendedores negros movimentam R$ 1,7 trilhão por ano no Brasil e são mais da metade – cerca de 51% – dos brasileiros que empreendem, segundo dados do estudo “Empreendedorismo negro no Brasil”, realizado pela aceleradora de empresários negros PretaHub, da Feira Preta, em parceria com a Plano CDE e o JP Morgan.

O encontro terá a presença de:

Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, e CEO da PretaHub. Em 2017, Adriana foi homenageada como uma das 51 pessoas negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o MIPAD, premiação mundial reconhecida pela ONU. Em 2020 foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo. Dá consultoria e/ou integra o conselho de diversas empresas;

Moisés Nascimento, CDO (chief data officer) do Itaú Unibanco. Formado em administração de empresas pela PUC-MG, fez mestrado em Gestão de Sistemas de Informação na Nova Southeastern University (NSU, Flórida);

Preto Zezé, presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA) e fundador e CEO do Laboratório de Inovação Social (LIS). Ex-lavador de carro nas ruas de Fortaleza, é empresário, repórter, produtor, ativista e consultor de igualdade de oportunidades para empresas e governos. É autor de “A Selva da Pedra: a Fortaleza Noiada” (2014) e “Das Quadras Para o Mundo” (2019).

O debate será mediado por Cris Guterres, jornalista e apresentadora do programa Estação Livre, da TV Cultura, colunista do Universa/Uol, host e diretora criativa do Meteora Podcast.

O acesso ao evento será gratuito, realizado por meio da plataforma Zoom. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook, no link https://web.facebook.com/events/788841658475447. As inscrições estão abertas no bit.ly/Empreendedorismo_negro. Perguntas podem ser enviadas ao e-mail [email protected].

Sobre a Fundação FHC

Sem fins lucrativos e apartidária, a Fundação FHC completa 18 anos em 2021. Criada por Fernando Henrique Cardoso ao deixar a Presidência, tem um duplo propósito: promover o debate público, a produção e a disseminação de conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no Brasil, em sua relação com o mundo; preservar e disponibilizar os arquivos de Ruth Cardoso e FHC, de modo a contribuir com a pesquisa e a difusão do conhecimento sobre a história brasileira.

Saiba mais: https://fundacaofhc.org.br/

Sobre o Instituto Humanitas360

O Instituto Humanitas360 atua desde 2015 desenvolvendo projetos e facilitando a coalizão de organizações sociais, profissionais e gestores públicos focados na diminuição da violência, na promoção da cidadania ativa e no aumento da transparência. Sua missão é promover a pesquisa e o conhecimento e envolver os cidadãos para alcançar uma melhoria sustentável dos padrões de vida na América Latina. Atualmente, o Instituto tem como principal vertente de atuação a criação de cooperativas sociais em penitenciárias brasileiras, visando reduzir a reincidência criminal a partir do fornecimento de conhecimento técnico e de estrutura para a criação de um negócio social.

Saiba mais: https://humanitas360.org/

#Envolverde

catarse