Noticias

Irani e Mobri se unem para lançar brinquedos desenvolvidos a partir de papelão

Acompanhando o avanço do mercado e dando continuidade às ações de inovação, a companhia catarinense firma parceria com o estúdio mineiro para fomentar a sustentabilidade, aliando saúde, segurança, diversão e criatividade

O mercado de embalagens sustentáveis está em constante evolução e as chapas de papelão ondulado, que são utilizadas na produção das caixas de transporte de produtos no comércio e na indústria, ou para o armazenamento de utensílios no trabalho e nas residências, acompanham esse movimento e vão ganhando novas funções e formas. É cada vez mais comum o uso dessas soluções como matéria-prima para a criação de móveis, peças decorativas, artigos para festas, cenários, brinquedos e até itens para pets.

Atenta a essa tendência, a Irani Papel e Embalagem S.A., uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, acaba de firmar uma importante parceria que vai levar seu produto a um público mais diversificado. A companhia catarinense irá fornecer suas chapas sustentáveis de papelão ondulado para a Mobri, um estúdio de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que transforma o material em soluções criativas.

Os objetivos da parceria são: fomentar a sustentabilidade, já que os brinquedos são recicláveis; estimular a criatividade e as habilidades manuais, já que os itens podem ser montados pelas próprias crianças; e protegê-las, já que o material utilizado pela Mobri na produção dos brinquedos é da Linha Antimicrobiana da Irani, solução inovadora e pioneira no Brasil, criada pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia em parceria com a Nanox Tecnologia – empresa especializada em materiais inteligentes, nanotecnologia e antimicrobianos. 

“Pensando na saúde e segurança dos brasileiros, idealizamos a Linha Antimicrobiana e, depois de muita pesquisa e testes, lançamos-a no mercado de embalagens sustentáveis no ano de 2021. Mas, a busca para expandir a solução, que inativa fungos, bactérias e vírus, não parou. Hoje, com a necessidade de cuidar ainda mais da saúde, temos a oportunidade de oferecer a solução por meio desta parceria com a Mobri, e levar mais saúde e proteção para as crianças”, diz Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani Papel e Embalagem. 

A Linha Antimicrobiana da Irani, que além das chapas sustentáveis de papelão ondulado conta também com papel e embalagens sustentáveis, foi a primeira a ser produzida no país com tecnologia antifúngica, antibacteriana e antiviral. A tecnologia conta com componentes atóxicos de íons de prata, que criam uma barreira de proteção e inativam fungos, bactérias e vírus da superfície do papel, das chapas e das embalagens sustentáveis, garantindo assim mais higiene, saúde e proteção às pessoas que manuseiam o material. A solução tem como diferencial ainda a durabilidade, já que a proteção permanece ativa durante toda a vida útil da embalagem, mesmo em contato com outras substâncias. 

Esses fatores foram fundamentais para a consolidação da parceria entre Irani e Mobri. É o que revela Gustavo Nébias, administrador e o responsável por toda a criação dos brinquedos no estúdio mineiro. O empreendedor conta que, desde 2017, quando seu antigo hobby de criar brinquedos feitos a partir do papelão foi transformado em negócio, procurava por fornecedores de materiais de qualidade, como os produzidos pela companhia catarinense. 

“Não basta apenas um olhar artístico ou uma técnica apurada para trabalhar com o papelão. Para usá-lo como matéria-prima na criação de brinquedos, é necessário um produto de qualidade, resistente, fácil de manusear e que permite a customização. E na Irani encontramos todas essas características. Além disso, trata-se de uma empresa de tradição, que atua de forma responsável e segue todos os cuidados necessários com o meio ambiente”, destaca Nébias. 

Esta é uma parceria inédita promovida pela Irani e vai ao encontro com a missão da companhia, que é construir relações de valor para gerar prosperidade. Para o diretor-presidente da Irani, é importante estar junto de empresas como a Mobri, que compartilha dos mesmos propósitos e busca oferecer soluções sustentáveis e que geram impacto positivo no meio ambiente. 

“Acreditamos que esta parceria vai além da Irani expandir suas soluções no mercado, ou da Mobri desenvolver seu trabalho em maior escala. É uma parceria que contribui com o meio ambiente, pois o uso de embalagens sustentáveis na produção de brinquedos, desperta o interesse de crianças por um material biodegradável, reciclável, e promove uma maior segurança e saúde a este público, já que o nosso produto protege contra diferentes tipos de fungos, bactérias e vírus”, comenta Ribas. 

Os produtos feitos com as chapas sustentáveis de papelão ondulado da Irani estão disponíveis no site da Mobri. Eles são comercializados de diversas formas e tamanhos, indo desde navio pirata, avião e robô até food truck, casa e castelo. As peças devem ser destacadas, dobradas e encaixadas. Além dos brinquedos, a Mobri também irá utilizar a solução da Irani com tecnologia antifúngica, antibacteriana e antiviral para produzir itens para pets, como casas modulares e arranhadores para gatos.

“Queremos mostrar para toda a família que é divertido ter um brinquedo de papelão, não apenas os eletrônicos ou aqueles tradicionais comercializados nas grandes redes. Poder montar e colorir o próprio brinquedo, ou construir o espaço para o seu pet, se torna uma experiência única e permite uma interação muito grande entre pais e filhos. Sem falar na segurança e saúde, já que vamos utilizar as chapas sustentáveis de papelão ondulado da Linha Antimicrobiana da Irani.”, afirma Nébias. 

Sobre a Mobri

Localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Mobri foi fundada em 2017 por Gustavo Nébias. Desde pequeno, ele gostava de construir brinquedos e inventar objetos. O criador da Mobri estudou arquitetura, mas acabou se formando em administração. O curso anterior, mesmo não concluído, acabou por aprimorar técnicas e o seu olhar artístico. Gustavo nunca deixou de criar nas horas livres, até que um dia decidiu levar a sério o hobby. Deu forma às ideias, desenhou cada detalhe, testou encaixes e desenvolveu brinquedos sustentáveis de papelão ondulado para montar e customizar, que estimulam a imaginação e habilidades manuais. O estúdio também fabrica casas modulares e arranhadores para gatos, peças utilitárias e decorativas, como lixeiras e luminárias, e desenvolve artigos para festas, cenários e outros projetos personalizados.

Sobre a Irani

Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da Região Sul do País, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Com a produção integrada às florestas próprias e na economia circular (reciclagem), além da energia autogerada e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Irani produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade e competitividade.  A Irani possui 5 unidades produtivas: duas em Vargem Bonita (SC), uma em Santa Luzia (MG), uma em Indaiatuba (SP) e uma em Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), e conta com mais de 2.200 colaboradores.

*Crédito Imagem Destacada: Os brinquedos estão disponíveis em várias formas e tamanhos, indo desde navio pirata, avião e robô até food truck, casa e castelo (Divulgação)

#Envolverde