ODS12

Lorenzetti promove campanha de educação ambiental entre os colaboradores

Campanha do Meio Ambiente dissemina o comportamento sustentável em atividades da rotina das fábricas, do centro de distribuição e da sede administrativa

A Lorenzetti, com 93 anos de história e trajetória marcada pela preocupação constante com a preservação dos recursos naturais e com o respeito ao meio ambiente, promove ação de educação ambiental voltada aos 4.100 funcionários instalados nas quatro unidades fabris, na sede administrativa e nos seis centros de distribuição, localizados nas cidades de São Paulo e Poços de Caldas, em Minas Gerais.

Com o objetivo de educar e preparar seus colaboradores para a Semana do Meio Ambiente de 2017, que será comemorada em junho, a Lorenzetti criou a CampanhaLorenzetti Sustentável – Faça a Diferença. Seja Sustentável. A ação prevê disseminar ações sustentáveis em atividades do cotidiano, no que se refere ao uso consciente dos recursos naturais, como água e energia elétrica, além de materiais de escritório, como papéis, por exemplo. Com base nisso, a campanha, que ocorre entre os meses de abril a junho, abordará cinco temáticas fundamentais: Energia Elétrica, Água, Papel, Resíduos e Telefone.

O projeto está sendo gerenciado pelo setor de Meio Ambiente, com parceria e engajamento em forma de ações e comunicação de todos os setores administrativos e fabris da Lorenzetti.

As famílias dos funcionários também são impactadas, por meio de filhos e netos, que são convidados a participar de concurso cultural sobre o tema da campanha, criando desenhos que expressem a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Todas as crianças receberão livros lúdicos e brinquedos educativos sobre o assunto para aprimorarem os seus conhecimentos. Os  desenhos estarão estampados em parte dos brindes sustentáveis, que serão compartilhados com todos os funcionários da empresa na Semana do Meio Ambiente, quando os resultados da ação vão ser apresentados.

Gestão socioambiental. A Lorenzetti possui ações fixas voltadas ao cuidado com o meio ambiente. Um exemplo é o LorenCicla, programa de coleta seletiva, que existe desde 2010. Como resultado, a Companhia faz o gerenciamento de resíduos, negociações e a implantação de logística reversa de embalagens com seus parceiros, ações importantes e em consonância com a lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A empresa possui ainda coletores de pilhas acessíveis aos colaboradores, engajando a eliminação correta do resíduo tóxico. Essa demanda engloba também a família do funcionário, que pode fazer o descarte corretamente por meio do profissional que trabalha na Lorenzetti. No último ano, por exemplo, foram coletados mais de 100 kg de pilhas, 25% mais que em 2015.

Anualmente, é realizada a campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos, que tem o propósito de incentivar os colaboradores a trazerem estes resíduos aos pontos de coleta instalados nas fábricas, engajando-os a fazerem parte de um planeta mais sustentável. A cada ano, em média, é coletada uma tonelada de eletroeletrônicos, que são encaminhados a uma empresa parceira da Lorenzetti para o descarte correto.

Na fábrica de metais sanitários da Lorenzetti, desde 2009, 85% da água utilizada na galvanoplastia, processo responsável pelo tratamento de superfícies, é reutilizada. Em 2016, no processo de fundição, 100 toneladas de areia da macharia, que seriam destinadas para o aterro, foram recicladas. Na fábrica de plásticos sanitários, por sua vez, há um moderno processo de acabamento superficial com mínima geração de resíduos. (Assessoria)