ODS15

M. Dias Branco faz a recuperação de manguezal e compensação ambiental nas regiões Nordeste e Sul

Nos últimos três anos, a Companhia realizou o plantio de mais de 3.300 mangues

Consciente da importância do meio ambiente e da conservação ambiental, a M. Dias Branco investe na reconstituição da flora e monitoramento da fauna no Nordeste e no Sul do Brasil. Como resultado da iniciativa da líder nacional em massas e biscoitos, mais de 3.300 mangues foram cultivados nos últimos três anos.

Desde a sua fundação, em 2003, a unidade Grande Moinho Aratu (GMA), da M. Dias Branco, instalada às margens do manguezal em Salvador/BA, tem recebido investimento da Companhia para a reconstituição da flora e monitoramento da fauna na área. A iniciativa ocorre a partir do Programa de Recuperação do Manguezal.  Em 2020, ocorreu o plantio de 1.277 mudas para a preservação do mangue e da Mata Atlântica local e, neste ano, foram 651 unidades até o momento.

O objetivo é a recuperação de áreas degradadas de manguezal na região da Baía de Aratu, aplicando como ação complementar atividades de educação ambiental, voltadas à conservação dos recursos naturais.

Em 2019, foram plantadas 630 mudas de espécies da Mata Atlântica e 1.440 de manguezal, sendo 75% nas Áreas de Preservação Permanente (APA) e 25% distribuídas em eventos internos, visando a educação ambiental.

A metodologia do Programa consiste na coleta de propágulos, que são estruturas constituídas por células que se desprendem de uma planta adulta para dar origem a uma nova planta; a produção de mudas de mangue em viveiro; o monitoramento de espécies e o plantio das mudas em área de manguezal.

Mesmo sendo consideradas Áreas de Preservação Permanente, os manguezais continuam sendo progressivamente destruídos. Por isso, o Programa de Recuperação do Manguezal passou a ser abordado em uma dimensão mais ampliada, abrangendo os fragmentos de Mata Atlântica e Manguezal da região. Por isso, é denominado como Programa de Manejo e Conservação do Manguezal.

A M. Dias Branco também realiza a manutenção e gestão de uma Reserva Ecológica com sete hectares, entre a área do Grande Moinho Aratu e a mata nativa do entorno. “Neste espaço, fazemos o plantio de diversas espécies de árvores frutíferas para atrair animais pela oferta de alimentos, o que enriquece a biodiversidade local”, conta Aricelma Ribeiro, gerente de Meio Ambiente da M. Dias Branco.

A executiva ainda explica que o mecanismo de compensação ambiental tem como objetivo compensar a sociedade e o meio ambiente pelo uso autorizado de recursos naturais realizado por grandes empreendimentos.

Área de compensação ambiental no Rio Grande do Sul

Dado o sucesso da ação no Nordeste, a líder nacional em massas e biscoitos realiza ação similar no Sul. A M. Dias Branco adquiriu área de compensação ambiental em Farroupilha/RS para compensações florestais diversas. São 12,1 hectares, localizados na linha Jacinto, distrito de Vila Jansen. A cobertura vegetal da área encontra-se em estágio médio a avançado de regeneração natural.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todo o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, entre as 10 maiores do mundo no ranking global desses segmentos por faturamento. Por meio da aquisição da Latinex, concluída em novembro de 2021, a Companhia passou a ser detentora também das marcas Fit Food, Smart e Frontera, expandindo sua posição no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates, massas feitas de milho e temperos.

Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 15 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.

#Envolverde