ODS14

Museu do Amanhã recebe navio Tara para programação sobre o Oceano

Atividades envolvem uma conferência, oficinas educativas e visitas virtuais

Entre os dias 5 e 7 de novembro, o navio laboratório Tara ficará atracado no Museu do Amanhã durante escala da Missão Microbioma, que vai se dedicar ao estudo sobre os ecossistemas marinhos do Oceano Atlântico Sul. Durante esse período, uma série de atividades serão realizadas, entre elas, uma conferência, visitas virtuais e oficinas de sensibilização para crianças, jovens e adultos sobre a temática do oceano, poluição plástica e mudanças climáticas. A embarcação pertence à Fundação Tara Océan, inteiramente dedicada ao conhecimento e compartilhamento científico do Oceano. Para participar, é necessário realizar a inscrição através dos links: oficinas conferência .

“O tema dos oceanos é muito importante para que a gente possa abordar a regeneração ambiental em uma das principais pautas desta década. Os oceanos vêm sendo muito impactados, especialmente pela poluição e também pelas mudanças climáticas, e isso vem alterando a biodiversidade. O Tara Ocean se conecta com pesquisas nessas áreas para que a gente possa conhecer como os oceanos estão sendo impactados e de que forma nós podemos regenerá-los. Nesse sentido, ter o Tara Ocean ancorado ao lado do Museu e realizando eventos junto conosco traz essa agenda dos oceanos de uma forma protagonista”, conta Leonardo Menezes, Diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã.

A conferência, que acontecerá no dia 5 de novembro, no auditório do Museu do Amanhã, reunirá cientistas, especialistas, personalidades e jovens para um debate sobre o futuro do Oceano sustentável. O evento também contará com uma apresentação de projetos concretos que pretendem contribuir para a redução de plásticos no entorno da Baía de Guanabara. As oficinas educativas abertas ao público acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro, no Observatório do Museu e contarão, ainda, com visitas virtuais ao navio laboratório Tara.

Durante os cinco anos do projeto AtlantECO – do qual faz parte a atual expedição-, dezenas de pesquisadores vão estudar os ecossistemas marinhos do Atlântico Sul, com a participação de 45 instituições de pesquisa de mais de 10 países, incluindo universidades brasileiras e entidades locais do estado e da cidade do Rio de Janeiro. Alinhada com os valores do Museu do Amanhã, a programação especial tem o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância do conhecimento sobre o Oceano, com ações educativas junto às gerações mais jovens e também aos adultos.

Confira abaixo a programação completa:

05 de Novembro

14h às 18h – Conferência Um Oceano Sustentável – Auditório do Museu do Amanhã

14h: Sessão de Abertura

– Ricardo Piquet, Diretor do Museu do Amanhã

– Romain Troublé, Diretor da Fundação Tara Ocean

– Brigitte Collet, Embaixadora da França no Brasil

14h30m – Oceano e Mudanças Climáticas

– Letícia Cotrim da Cunha, Pesquisadora, UERJ: Oceano sob impacto das mudanças climáticas

– Hugo Sarmento, pesquisador, UFScar: Microbioma do oceano, a multidão invisível e essencial para o planeta

– Lee Karp Boss, pesquisadora, Universidade do Maine: O Microbioma do Oceano Ártico sob impacto das mudanças climáticas

15h30 – coffee break

15h45m – Projeto France Ecolab – Palavras aos jovens ganhadores do concurso de ativismo ambiental

16h – Poluições no Mar, soluções em terra

– Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade, L’Oréal Brasil: Compromisso com a sustentabilidade até 2030

– Jeanne Fortunato, Coordenadora de Marketing, BR Marinas: Ações de redução de impacto no oceano

– Janaina Bumbeer, Chefe de projetos, Fundação Grupo Boticário: Redes de cooperação pela Baía de Guanabara

– Silvana Gontijo, Presidente, Planeta .com: Projeto Rio Carioca, esse Rio é meu

– Luca Padovani, Presidente, Instituto Aqualung: Projeto Unidos pelo oceano

17h – Da Ciência às ações por um Oceano Sustentável

– Ronaldo Cristofoletti, Professor, UNIFESP, membro do Comitê Brasileiro da Década das Ciências do Oceano

– Eduardo Cavalieri – Secretário de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro

– Ana Paula Ramos, Diretora de Gestão Ambiental e Territorial, Ministério do Meio Ambiente

– Teresa Pontual, Subsecretária de Gestão de Ensino, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

– Rafael Robertson, Secretário de Meio Ambiente da cidade de Niterói

06 de Novembro

10h – Oficinas Tara Ocean ( Ocean Lab + Microplásticos ) e visita virtual

Visitas virtuais ao Tara, apresentação de protocolos científicos, workshops de sensibilização sobre poluição por plásticos e descobertas de microrganismos com curiosidades, percurso educativo no oceano, exposições.

Local: Observatório (10 às 12h e 14 às 16h)

Atividades gratuitas mediante inscrição prévia.

07 de Novembro

10H – Oficinas Tara Ocean ( Ocean Lab + Microplásticos ) e visita virtual

Local: Observatório (10 às 12h e 14 às 16h)

10h às 12h e 14h às 16h- Oficinas Tara Océan: Visitas virtuais ao Tara, apresentação de protocolos científicos, workshops de sensibilização sobre poluição por plásticos e descobertas de microrganismos com curiosidades, percurso educativo no oceano, exposições.

Atividades gratuitas mediante inscrição prévia.

Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio, é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu já recebeu mais de 4 milhões de visitantes e conta com o Banco Santander como patrocinador máster, a Shell Brasil como mantenedora e uma ampla rede de patrocinadores que inclui IBM, Engie, Globo e Lojas Americanas, além do apoio de B3, EMS, EY, Booking.com, Carrefour e CSN. O Museu foi originalmente concebido pela Fundação Roberto Marinho.
Sobre o IDG
O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização sem fins lucrativos especializada em gerir centros culturais públicos e programas ambientais e também atua em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro. Também é responsável pela implementação da museografia do Memorial do Holocausto, a ser inaugurado em 2022 no Rio de Janeiro. Saiba mais através do site
#Envolverde