Sociedade

National Geographic Society premia mulheres por seus trabalhos nas áreas de exploração, storytelling e conservação

Neste ano, a organização mundial sem fins lucrativos celebra as três vencedoras na África e na América Latina do prêmio Buffett Awards, da National Geographic

National Geographic Society tem o prazer de premiar a conservacionista chilena Giuliana Furci, a conservacionista nigeriana e exploradora da National Geographic Rachel Ikemeh e a exploradora e storyteller da National Geographic Tara Roberts, por suas contribuições pioneiras nas áreas de exploração, storytelling e conservação.

As homenageadas deste ano compartilham com a National Geographic Society uma profunda dedicação em destacar e proteger as maravilhas do nosso planeta. Essas líderes mundiais demonstram com seu trabalho o espírito de exploração e inovação.

“Estamos profundamente comprometidos em investir em nossa comunidade de Exploradores/as da National Geographic, pessoas apaixonadas por criar mudanças e expandir horizontes, revelando e protegendo a maravilha que é o nosso mundo”, diz Jill Tiefenthaler, CEO da National Geographic Society. “Estas três mulheres são referências do que há de melhor em exploração. Tara Roberts é uma talentosa storyteller que embarcou na jornada de uma vida para esclarecer o Comércio Transatlântico de Escravos – e, ao fazê-lo, preservou o legado cultural e a história de milhões de pessoas em todo o mundo. Já Rachel Ikemeh e Giuliana Furci são conservacionistas dedicadas que estão encontrando soluções sustentáveis para ajudar suas comunidades locais.”

Os prêmios foram entregues no Festival de Exploradores anual da National Geographic Society, organizado em associação com a Rolex como parte de sua iniciativa Perpetual Planet.

  Sobre Buffett Awards

O prêmio Buffett, da National Geographic, para a liderança em conservação foram determinados com a Fundação Howard G. Buffett para reconhecer e celebrar heróis desconhecidos no campo da conservação. A cada ano, dois prêmios são concedidos: um para realizações na África e outro para realizações na América Latina. Esses indivíduos excepcionais demonstraram liderança na gestão e na proteção dos recursos naturais em suas regiões e países e são inspiradores defensores da conservação, mentores e modelos a seguir. As ganhadoras dos prêmios Buffett da National Geographic para liderança em conservação de 2022 são: Giuliana Furci (América Latina) e Rachel Ikemeh (África).

Giuliana Furci, conservacionista chilena, foca seu trabalho no estudo e na proteção da diversidade de fungos em seu país. Sem informações sobre a diversidade desse reino no Chile, ela aprendeu e começou a estudar os fungos de forma independente em 2000. Ela escreveu um guia de campo sobre fungos chilenos e se tornou a primeira mulher especialista em micologia em seu país. Ela também fundou a Fundação Fungi em 2021, a primeira ONG do mundo dedicada exclusivamente à pesquisa e proteção de fungos. Dando exemplo para os demais países da América Latina, trabalhou para incorporar a conservação de fungos no mais alto nível legislativo e posicionou o Chile como pioneiro em políticas públicas de proteção de fungos. Mais recentemente, tem trabalhado com comunidades que dependem de cogumelos, aprendendo sobre seu uso tradicional e estabelecendo iniciativas de conservação para preservar esse conhecimento tradicional e a biodiversidade deste reino criticamente importante.

 

Rachel Ikemeh, conservacionista nigeriana e Exploradora da National Geographic, trabalha para proteger a última população de Colobus Vermelho do Delta do Rio Níger, uma espécie em alto risco de extinção que está listada entre as 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, com menos de 500 indivíduos em seu habitat natural. Trabalhando no setor de conservação em seu país, Rachel incentivou importantes líderes a assinarem um Memorando de Entendimento em setembro de 2020, que estabeleceu a necessidade de proteger o macaco. Em junho de 2021, os governos estadual e federal reconheceram a Associação de Conservação da Comunidade Apoi para proteger e conservar a população de Colobus Vermelhos do Delta do Rio Níger. Rachel também é uma defensora do chimpanzé Nigéria-Camarões, outra espécie ameaçada de extinção, e pediu às autoridades governamentais que designem áreas específicas para proteger esses chimpanzés, especialmente da caça furtiva.

Explorador/a do Ano da National Geographic Rolex

O prêmio Explorador/a do Ano da National Geographic Rolex é concedido a alguém cujas ações, realizações e espírito ampliam os horizontes de liderança em exploração e demonstram o compromisso de compartilhar seu conhecimento com o mundo. O prêmio reconhece um membro da comunidade de Exploradores/as da National Geographic que lança luz sobre questões, descobertas e desafios importantes que nosso planeta enfrenta, e inspira o mundo a agir por um futuro mais sustentável. A Exploradora do Ano da National Geographic Rolex de 2022 é Tara Roberts.

A exploradora e storyteller da National Geographic Tara Roberts embarcou em uma jornada transformadora com Diving With a Purpose – uma equipe de mergulhadores afrodescendentes – em busca de naufrágios que transportavam africanos escravizados. Roberts documentou suas viagens e as histórias dos mergulhadores, historiadores, arqueólogos e comunidades que conheceu ao longo do caminho para a série de podcasts de seis episódios Into the Depths, apoiada pela National Geographic Society. A aclamada série teve mais de 430 mil downloads, foi eleita o “Melhor Podcast da Semana” no Spotify e apareceu em mais de uma centena de reportagens em diversos meios de comunicação. Roberts se tornou a primeira exploradora afro-americana a aparecer na capa da revista National Geographic, onde sua história alcançou mais de 26 milhões de pessoas. Por meio de seu storytelling, Roberts espera empoderar as pessoas da comunidade afrodescendente e dar nuances às suas histórias, repletas de situações difíceis.

Além das homenageadas mencionadas acima, a National Geographic Society nomeou os ganhadores da Medalha Hubbard e dos Prêmios Wayfinder no início deste ano.

#Enolverde