Noticias

Nestlé coleta 1,3 tonelada de materiais recicláveis em ação de sustentabilidade pelo Brasil

Mais de 7,5 mil pessoas participaram de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no mês de junho; Materiais recicláveis coletados foram destinados a 16 cooperativas

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Nestlé realizou, no mês de junho, circuitos de reciclagem em 16 cidades brasileiras com o objetivo de dar visibilidade aos desafios da reciclagem no país e apoiar o trabalho dos catadores de recicláveis. A ação contribuiu para a coleta de 1,3 tonelada de resíduos que foram destinados a 16 cooperativas parceiras — além de renda adicional para as cooperativas, tanto pelo maior volume de materiais disponibilizados, quanto pela prestação de serviços remunerada durante a ação.

Os circuitos fizeram parte da campanha Craques da Seleção, realizada pela empresa com o objetivo de valorizar a atuação dos catadores e cooperados, além de reforçar a importância da separação de resíduos para regenerar a natureza. Fazendo uma analogia ao futebol, um dos esportes mais populares no país, a campanha convocou os brasileiros a se tornarem craques dessa seleção e destacou a reciclagem como um compromisso compartilhado entre empresas, governos e sociedade.
Mais de 7,5 mil pessoas participaram dos eventos regionais, realizados em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Ceará. “Ficamos felizes com o interesse da população em participar das diversas atividades de conscientização ambiental e se engajar sobre mudanças de hábitos que podem resultar em um mundo mais sustentável”, afirma Barbara Sapunar, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Branding da Nestlé Brasil.
A executiva destaca também a importância do desenvolvimento de parcerias com cooperativas e catadores de recicláveis no país, promovendo não só a reciclagem, como o impacto social positivo. “Temos parcerias com mais de 260 cooperativas em todo o país. Apoiamos 8 mil catadores e cooperados geramos melhores condições de trabalho e maior renda para esses profissionais, agentes essenciais para a economia circular que beneficia a sociedade e o meio ambiente”, diz Bárbara.
Desde 2019, a empresa já investiu mais de R$ 15,5 milhões em projetos para ampliar a coleta de materiais no Brasil, garantindo mais de 90 mil toneladas de embalagens recicladas.

Iniciativas sustentáveis

Além das ações com cooperativas e catadores de recicláveis, a empresa investirá mais de R$ 8 milhões em projetos de circularidade de embalagens em 2022 e tem o compromisso de reciclar o equivalente a 100% de embalagens inseridas no mercado. Através de inovações, hoje 97% de suas embalagens já são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas — a meta é ter 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Nessa trajetória, a empresa já recuperou o equivalente a 26% do material de embalagem inserido no mercado — sendo 40% plástico.
A Nestlé também vem trabalhando fortemente na renovação de embalagens. Entre as mudanças já realizadas estão a substituição de canudos de plástico por canudos de papel no portfólio de bebidas, a retirada do envoltório da caixa de bombons (reduzindo o uso de 450 toneladas de plástico por ano) e o uso de 100% das garrafas de iogurte feitas a partir de plástico reciclado — com isso, o equivalente a 87 milhões de garrafas feitas de plástico virgem deixaram de ser produzidas por ano.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

#Envolverde