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Capacitação de ONGs no uso da Inteligência Artificial

No dia 22 de outubro, das 9h30 às 12h, acontece a primeira atividade do “IA.3 - Inteligência Artificial para o Terceiro Setor”, será um webinarvoltado para capacitar organizações sociais no uso da inteligência artificial. A iniciativa é idealizada pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, com suporte do  Google.org, e apoio técnico do Canal SabIAr.

Atualizado em 29/09/2025 às 15:09, por Dal Marcondes.

Ilustração colorida de vários perfis humanos sobrepostos, cada um pintado em tons vibrantes e com diferentes símbolos dentro da cabeça, como coração, lâmpada, flor, espiral, sol, linhas confusas e carinha sorridente, representando a diversidade de pensamentos, emoções e estados mentais

O projeto terá duração de três anos e busca estimular tanto a adoção da IA nas rotinas diárias quanto o desenvolvimento de soluções inovadoras pelo próprio setor social. As inscrições para essa primeira atividade já estão abertas e podem ser feitas por organizações da sociedade civil de todo o país. As participações por OSC são ilimitadas e gratuitas.

O Brasil contava, em 2024, com pelo menos 897.054 organizações da sociedade civil ativas, segundo o Mapa das OSCs, plataforma desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No entanto, um estudo do Canal SabIAr em parceria com o Instituto Beja revelou que apenas 6% das OSCs declararam já ter uma integração avançada de IA em suas operações. Enquanto isso, 58% continuam nas fases iniciais de experimentação ou planejamento e 11% sequer iniciaram a adoção da tecnologia.

“Com o IA.3 desejamos beneficiar mais de mil ONGs em todo o país, oferecendo conteúdos acessíveis e práticos, contribuindo para a democratização do uso da Inteligência Artificial para a promoção de impactos socioambientais positivos. Organizações que tiverem o interesse em aprofundar o conhecimento também terão acesso a uma formação mais completa”, explica Paula Fabiani, CEO do IDIS.

Paula Fabiani, CEO do IDIS

No terceiro setor, a IA pode apoiar desde o mapeamento de necessidades sociais até a mensuração de impacto de projetos, passando pelo fortalecimento de campanhas de captação e mobilização de recursos. Mas a adoção segura da tecnologia exige capacitação: sem preparo, existe o risco de reforçar desigualdades, vieses e problemas éticos relacionados à proteção de dados.

“Acreditamos que a inteligência artificial pode ser uma ferramenta poderosa e, ao apoiar iniciativas que promovam a capacitação técnica em IA, o Google contribui para que mais organizações tenham acesso a recursos que aumentem sua eficiência, sustentabilidade e alcance. Nosso compromisso é usar a tecnologia para gerar transformações positivas e aderências na sociedade”, declarou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, ao anunciar o apoio.

O projeto IA.3 está estruturado em uma jornada de múltiplas etapas:

  • Webinar formativo: dois encontros de 1h30 com até 1.000 organizações, trazendo exemplos práticos, modelos de comandos e casos de sucesso para aplicação imediata.
     
  • Capacitação intensiva: chamada pública para selecionar 200 organizações que participarão de uma formação de 30 horas, ao longo de quatro meses, combinando aulas online ao vivo, conteúdos assíncronos e atividades práticas.
     
  • Encontro presencial e mentoria individualizada: representantes das 30 organizações com melhor desempenho participarão de um encontro presencial de dois dias em São Paulo, com todas as despesas pagas. O foco será aprofundar o uso da IA em suas causas, desenvolver soluções concretas e fortalecer redes de colaboração.

Sobre o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social

O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social- foi fundado em 1999, e é uma organização social independente. É a primeira organização a apoiar estrategicamente os investidores sociais no Brasil. Seu objetivo é inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, promovendo ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Tem a sua atuação apoiada na geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia e da cultura de doação.